BlogHoteis.com
turismo no Maranhão

Turismo no Maranhão: 7 lugares para conhecer

Um dos maiores estados do Nordeste, quem procura por Turismo no Maranhão encontra uma infinidade de opções, com praias lindíssimas, manguezais, cachoeiras, rios e um deserto tropical. Tudo isso graças a sua localização privilegiada: na o Nordeste e o Norte brasileiros.

Justamente por essa variedade de possibilidades, é que o turismo no Maranhão atrai cada vez mais interessados do Brasil e do mundo, colocando o estado na rota de inúmeros viajantes. Você ainda não conhece o Maranhão? Nós separamos as principais atrações que precisam estar no seu roteiro. Vem ver!

Por que conhecer o Maranhão?

O Maranhão é um estado único. Com um litoral de mais de 600 km de extensão, o que não faltam são belas praias para deslumbrar os turistas, com destaque para os mundialmente conhecidos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. Na parte oeste, tem início a Floresta Amazônica, com toda a sua biodiversidade e exuberância.

No interior do estado, se localizam as incríveis Chapadas, como a Chapada das Mesas e da Raposa, com cachoeiras, vegetação deslumbrante e uma fauna riquíssima.

turismo no Maranhão
O Maranhão é um reduto histórico, com destaque para a capital São Luís

Além de tudo isso, o Maranhão é um reduto histórico, com destaque para a capital São Luís, onde é possível ver muitos prédios e ruas preservadas e compreender melhor as nossas heranças coloniais e a influência de outros povos além dos portugueses, como os índios, os africanos e os franceses.

A cultura é um ponto a parte, já que é bastante rica e variada. Como o Maranhão se localiza entre o Nordeste e o Norte, há uma mistura interessante de influências, criando hábitos totalmente peculiares. Um exemplo é a época de festas juninas.

turismo no Maranhão
Como o Maranhão se localiza entre o Nordeste e o Norte, há uma mistura interessante de influências

Enquanto o restante do Brasil comemora com fogueiras e quadrilhas, no Maranhão essa é a época do Bumba meu Boi – uma festa impressionante que reúne milhares de pessoas por amor aos bois. Tanto que a tradição do Bumba meu Boi foi tombada como patrimônio cultural do Brasil em 2012. Ela surgiu no século XVIII e mistura influências de várias culturas como a negra, a portuguesa e a indígena.

Quando visitar

Tudo depende do que você desejar conhecer. Os meses entre novembro e janeiro são os mais quentes do ano, contudo entre janeiro e junho as chuvas se tornam bem frequentes. Entre junho e dezembro o tempo está mais firme e as temperaturas mais amenas.

Quem quer participar do Bumba meu Boi deve programar a viagem entre junho ou julho.

Turismo no Maranhão: quais os pontos turísticos imperdíveis?

Ainda não está convencido de fazer turismo no Maranhão? Separamos as principais atrações do estado para ajudar você a mudar de ideia.

  1. Lençóis Maranhenses

Não tem como falarmos em turismo no Maranhão sem citamos os Lençóis Maranhenses que são, de longe, a atração mais conhecida e divulgada do estado.

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui mais de 150 mil hectares e abrange rios, dunas, manguezais e lagoas. Dependendo da época do ano o turista poderá encontrar cenários distintos. Na seca, o parque se torna um verdadeiro deserto banhado pelo oceano. Na época das chuvas é que a imagem clássica dos Lençóis se forma, com uma sequência incrível de lagoas e dunas.

turismo no Maranhão
Não tem como falarmos em turismo no Maranhão sem citamos os Lençóis Maranhenses

A cidade mais estruturada do entorno do Parque é Barreirinhas, mas também é possível partir para os passeios das cidades de Santo Amaro do Maranhão (oeste do Parque) e Atins (a leste).

O ideal é visitar o parque entre maio a agosto. Outra dica importante é que o parque não tem portaria e não é sinalizado, por isso é fácil acabar se perdendo lá dentro. A recomendação é sempre contratar guias nas agências locais.

turismo no Maranhão
É possível partir para os passeios da de Atins

Que tal ficar pertinho do parque? Confira aqui a lista com os melhores hotéis próximos ao Parque Nacional Lençóis Maranhenses?

  1. São Luís

A capital do Maranhão não pode ficar de fora do seu roteiro pelo estado. Se você curte história, saiba que essa foi a única cidade do Brasil fundada por franceses. Além disso, é lá que está a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.

Uma das principais atrações de São Luís é o seu Centro Histórico, onde o turista pode fazer uma viagem no tempo passeando e admirando as fachadas dos casarões antigos, enfeitadas com ladrilhos vindos diretamente de Portugal.

 turismo no Maranhão
Uma das principais atrações de São Luís é o seu Centro Histórico

Por tudo isso que a maioria dos imóveis centenários de São Luís são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. As principais edificações para incluir no seu roteiro são:

  • Casa das Tulhas
  • Convento das Mercês
  • Igreja do Rosário
  • Igreja dos Remédios
  • Igreja da Sé
  • Igreja de Vinhais Velho
  • Casa das Pedras
  • Casa das Minas
  • Teatro Artur Azevedo
  • Palácio dos Leões

Para os que gostam de modernidade e agito, são paradas obrigatórias os bares da Lagoa da Jansen e a Avenida dos Holandeses. À noite, o que não faltam são opções de baladas na capital, a base de muito reggae, que é o principal ritmo do estado.

 turismo no Maranhão
A maioria dos imóveis centenários de São Luís são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional

Quem quer conhecer as praias maranhenses pode visitar a Ponta D’Areia, que é a mais próxima do centro e com uma excelente infraestrutura, a Praia do Calhau, uma das melhores de São Luís e a praia do Araçagi, um pouco mais afastada, mas com uma beleza que impressiona.

Pensando em visitar a capital? Separamos aqui excelentes opções de hotéis em São Luís!

  1. Alcântara

Partindo de São Luís, uma dica imperdível é fazer o passeio de um dia até Alcântara – que já foi uma das cidades maranhenses mais ricas entre os séculos 18 e 19.

Para conhecer esse reduto histórico, é preciso fazer uma travessia de barco. Os passeios partem do bairro Praia Grande, no centro histórico de São Luís. Caso prefira fazer o trajeto com condução própria, é preciso dar a volta na ilha, percorrendo 421 km.

A grande atração da cidade são os vestígios de épocas passadas, como as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e do prédio da prefeitura, onde funcionava uma cadeia pública no século 18.

turismo no Maranhão
Em frente à Praça do Pelourinho, o turista encontra o Museu Histórico e as ruínas da Igreja Matriz de São Matias

Em frente à Praça do Pelourinho, o turista encontra o Museu Histórico e as ruínas da Igreja Matriz de São Matias. Pertinho da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, estão os restos de dois palacetes construídos por famílias que rivalizavam para receber o imperador Dom Pedro II.

Além de visitar as ruínas, os passeios também levam os turistas até as praias dos arredores.

  1. Rio Preguiças

Um passeio imperdível para quem está planejando conhecer os Lençóis Maranhenses é o de lancha pelo Rio Preguiças (também chamada de “voadeiras”). Em geral, as saídas são de Barreirinhas.

Durante o trajeto, o turista poderá se surpreender com a riquíssima vegetação do estado, os mangues e até ver algumas dunas pelo caminho. A primeira parada é em Vassouras, que conta com pequenos Lençóis e uma fauna bem variada, sendo os macaquinhos os principais atrativos.

turismo no Maranhão
Um passeio imperdível para quem está planejando conhecer os Lençóis Maranhenses é o de lancha pelo Rio Preguiças

Seguindo pelo rio, o turista faz uma nova parada em Mandacaru, um povoado conhecido pela presença do Farol das Preguiças, com 35 metros e 160 degraus. De cima do Farol, é possível ter uma vista privilegiada de toda a região.

A última parada é em Caburé, onde é possível tomar banho de mar e de rio, fazer passeio de quadriciclo e até pernoitar. Normalmente os passeios saem as 8 horas e retornam às 16 horas e é a possibilidade dos turistas conhecerem regiões do Maranhão ainda pouco exploradas.

  1. Chapada das Mesas

Se você quer descobrir um universo totalmente novo no Maranhão, precisa ir até a Chapada das Mesas. Cânions, formações rochosas, cerrado, cachoeiras e estradas de terra compõem esse cenário único.

Existem várias agências que oferecem o passeio que tem duração de 1 dia. Os principais atrativos são: Encanto Azul (com 2 poços de águas cristalinas), Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara (com 76 metros de altura), Cachoeira São Romão (22 metros de altura e 33 metros de largura), Cachoeira Prata (26 metros), Cachoeira do Capelão (20 metros) e Caverna (com 15 metros e vários poços para banho).

turismo no Maranhão
O poço Encanto Azul é um dos atrativos na Chapada das Mesas

A Chapada fica na divisa com o estado do Tocantins e é uma mistura de 3 biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Caatinga. Além disso, conta com formações rochosas que datam de mais de 60 milhões de anos, com formatos de mesas (da onde vem o seu nome).

 turismo no Maranhão
Quem quer conhecer as cachoeiras, pode planejar a visita para a época de chuvas, que vai de dezembro a abril

Para visitar, só tome cuidado com a data. Quem quer conhecer as cachoeiras, pode planejar a visita para a época de chuvas, que vai de dezembro a abril, quando o volume de água é maior. Agora quem pretende fazer esportes mais radicais, como mountain bike e trekking, deve optar pelo período de seca, entre maio a setembro.

A cidade mais próxima é a bela Carolina, localizada no Sul do Maranhão e às margens do rio Tocantins. Quer se hospedar na região? Veja aqui as melhores opções de hotéis e pousadas em Chapada das Mesas!

  1. Atins

Quem quer transformar o turismo no Maranhão em uma experiência totalmente diferente, pode planejar passar uns dias no município de Atins, que fica ao redor dos Lençóis Maranhenses.

A vila é bastante rústica, mas tem caído na graça dos turistas estrangeiros, principalmente dos praticantes de windsurfe e kitesurfe, além daqueles que estão em procura de paz, sossego e lindas paisagens.

turismo no Maranhão
Atins tem caído na graça dos turistas estrangeiros, principalmente dos praticantes de windsurfe e kitesurfe

O acesso é um dos pontos que mais encantam os visitantes, já que para chegar a Atins é preciso ir de voadeiras que partem do porto de Barreirinhas, cortando as águas do rio Preguiças.

Pela manhã, a dica é curtir as lagoas de Atins, em especial a Lagoa da Capivara, a maior e mais bonita da região. Além disso, outros atrativos são:

  • Praia de Atins, com águas calmas e um enorme banco de areia.
  • Praia de Caburé, com um gigante banco de areia que divide as águas do Oceano Atlântico e do rio Preguiças com diversas opções de restaurantes.
  • Canto do Atins, fronteira das dunas do Parque do Lençóis Maranhenses com o litoral, um pequeno povoado com uma estrutura mais rústica.
  • Revoada dos Guarás Vermelhos, passeio de fim de tarde rumo as ilhas espalhadas no meio do rio Preguiças.

Veja as melhores pousadas em Atins!

  1. Delta do Parnaíba

Essa atração fica no nordeste do Maranhão, na divisa com o estado do Piauí, e é considerada uma das mais belas paisagens de todo o mundo.

Por lá você encontrará surpreendentes espelhos de água, lagoas, mangues, dunas, rios, praias e muitos animais silvestres. O Delta faz parte do roteiro Rota das Emoções formado pelos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Ceará.

 turismo no Maranhão
Em Delta do Parnaíba você encontrará surpreendentes espelhos de água, lagoas, mangues, dunas, rios, praias e muitos animais silvestres

A região abriga pequenas cidades muito procuradas pelos turistas em busca de visuais incríveis e contato com a natureza. Alguns destaques são: Paulino Neves, Araioses e Tutóia. É também delas que partem os passeios pelo Delta e para a Rota das Emoções.

 turismo no Maranhão
Piscina Natural, em Tutóia

Para quem gosta de praia, em Tutóia a dica é visitar a Praia do Amor, que forma uma piscina natural deslumbrante. Outras que valem a visita são: praia da Barra e a praia Pequenos Lençóis.

Veja aqui as melhores opções de hotéis próximos ao Delta do Parnaíba!

Depois de ver todas essas atrações, já pensa em fazer turismo no Maranhão?

Baixe o aplicativo da Hotéis.com e faça as suas reservas de onde estiver!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com