Um dos maiores estados do Nordeste, quem procura por Turismo no Maranhão encontra uma infinidade de opções, com praias lindíssimas, manguezais, cachoeiras, rios e um deserto tropical. Tudo isso graças a sua localização privilegiada: na o Nordeste e o Norte brasileiros.
Justamente por essa variedade de possibilidades, é que o turismo no Maranhão atrai cada vez mais interessados do Brasil e do mundo, colocando o estado na rota de inúmeros viajantes. Você ainda não conhece o Maranhão? Nós separamos as principais atrações que precisam estar no seu roteiro. Vem ver!
Por que conhecer o Maranhão?
O Maranhão é um estado único. Com um litoral de mais de 600 km de extensão, o que não faltam são belas praias para deslumbrar os turistas, com destaque para os mundialmente conhecidos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. Na parte oeste, tem início a Floresta Amazônica, com toda a sua biodiversidade e exuberância.
No interior do estado, se localizam as incríveis Chapadas, como a Chapada das Mesas e da Raposa, com cachoeiras, vegetação deslumbrante e uma fauna riquíssima.

Além de tudo isso, o Maranhão é um reduto histórico, com destaque para a capital São Luís, onde é possível ver muitos prédios e ruas preservadas e compreender melhor as nossas heranças coloniais e a influência de outros povos além dos portugueses, como os índios, os africanos e os franceses.
A cultura é um ponto a parte, já que é bastante rica e variada. Como o Maranhão se localiza entre o Nordeste e o Norte, há uma mistura interessante de influências, criando hábitos totalmente peculiares. Um exemplo é a época de festas juninas.

Enquanto o restante do Brasil comemora com fogueiras e quadrilhas, no Maranhão essa é a época do Bumba meu Boi – uma festa impressionante que reúne milhares de pessoas por amor aos bois. Tanto que a tradição do Bumba meu Boi foi tombada como patrimônio cultural do Brasil em 2012. Ela surgiu no século XVIII e mistura influências de várias culturas como a negra, a portuguesa e a indígena.
Quando visitar
Tudo depende do que você desejar conhecer. Os meses entre novembro e janeiro são os mais quentes do ano, contudo entre janeiro e junho as chuvas se tornam bem frequentes. Entre junho e dezembro o tempo está mais firme e as temperaturas mais amenas.
Quem quer participar do Bumba meu Boi deve programar a viagem entre junho ou julho.
Turismo no Maranhão: quais os pontos turísticos imperdíveis?
Ainda não está convencido de fazer turismo no Maranhão? Separamos as principais atrações do estado para ajudar você a mudar de ideia.
-
Lençóis Maranhenses
Não tem como falarmos em turismo no Maranhão sem citamos os Lençóis Maranhenses que são, de longe, a atração mais conhecida e divulgada do estado.
Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui mais de 150 mil hectares e abrange rios, dunas, manguezais e lagoas. Dependendo da época do ano o turista poderá encontrar cenários distintos. Na seca, o parque se torna um verdadeiro deserto banhado pelo oceano. Na época das chuvas é que a imagem clássica dos Lençóis se forma, com uma sequência incrível de lagoas e dunas.

A cidade mais estruturada do entorno do Parque é Barreirinhas, mas também é possível partir para os passeios das cidades de Santo Amaro do Maranhão (oeste do Parque) e Atins (a leste).
O ideal é visitar o parque entre maio a agosto. Outra dica importante é que o parque não tem portaria e não é sinalizado, por isso é fácil acabar se perdendo lá dentro. A recomendação é sempre contratar guias nas agências locais.

Que tal ficar pertinho do parque? Confira aqui a lista com os melhores hotéis próximos ao Parque Nacional Lençóis Maranhenses?
-
São Luís
A capital do Maranhão não pode ficar de fora do seu roteiro pelo estado. Se você curte história, saiba que essa foi a única cidade do Brasil fundada por franceses. Além disso, é lá que está a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.
Uma das principais atrações de São Luís é o seu Centro Histórico, onde o turista pode fazer uma viagem no tempo passeando e admirando as fachadas dos casarões antigos, enfeitadas com ladrilhos vindos diretamente de Portugal.

Por tudo isso que a maioria dos imóveis centenários de São Luís são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. As principais edificações para incluir no seu roteiro são:
- Casa das Tulhas
- Convento das Mercês
- Igreja do Rosário
- Igreja dos Remédios
- Igreja da Sé
- Igreja de Vinhais Velho
- Casa das Pedras
- Casa das Minas
- Teatro Artur Azevedo
- Palácio dos Leões
Para os que gostam de modernidade e agito, são paradas obrigatórias os bares da Lagoa da Jansen e a Avenida dos Holandeses. À noite, o que não faltam são opções de baladas na capital, a base de muito reggae, que é o principal ritmo do estado.

Quem quer conhecer as praias maranhenses pode visitar a Ponta D’Areia, que é a mais próxima do centro e com uma excelente infraestrutura, a Praia do Calhau, uma das melhores de São Luís e a praia do Araçagi, um pouco mais afastada, mas com uma beleza que impressiona.
Pensando em visitar a capital? Separamos aqui excelentes opções de hotéis em São Luís!
-
Alcântara
Partindo de São Luís, uma dica imperdível é fazer o passeio de um dia até Alcântara – que já foi uma das cidades maranhenses mais ricas entre os séculos 18 e 19.
Para conhecer esse reduto histórico, é preciso fazer uma travessia de barco. Os passeios partem do bairro Praia Grande, no centro histórico de São Luís. Caso prefira fazer o trajeto com condução própria, é preciso dar a volta na ilha, percorrendo 421 km.
A grande atração da cidade são os vestígios de épocas passadas, como as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e do prédio da prefeitura, onde funcionava uma cadeia pública no século 18.

Em frente à Praça do Pelourinho, o turista encontra o Museu Histórico e as ruínas da Igreja Matriz de São Matias. Pertinho da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, estão os restos de dois palacetes construídos por famílias que rivalizavam para receber o imperador Dom Pedro II.
Além de visitar as ruínas, os passeios também levam os turistas até as praias dos arredores.
-
Rio Preguiças
Um passeio imperdível para quem está planejando conhecer os Lençóis Maranhenses é o de lancha pelo Rio Preguiças (também chamada de “voadeiras”). Em geral, as saídas são de Barreirinhas.
Durante o trajeto, o turista poderá se surpreender com a riquíssima vegetação do estado, os mangues e até ver algumas dunas pelo caminho. A primeira parada é em Vassouras, que conta com pequenos Lençóis e uma fauna bem variada, sendo os macaquinhos os principais atrativos.

Seguindo pelo rio, o turista faz uma nova parada em Mandacaru, um povoado conhecido pela presença do Farol das Preguiças, com 35 metros e 160 degraus. De cima do Farol, é possível ter uma vista privilegiada de toda a região.
A última parada é em Caburé, onde é possível tomar banho de mar e de rio, fazer passeio de quadriciclo e até pernoitar. Normalmente os passeios saem as 8 horas e retornam às 16 horas e é a possibilidade dos turistas conhecerem regiões do Maranhão ainda pouco exploradas.
-
Chapada das Mesas
Se você quer descobrir um universo totalmente novo no Maranhão, precisa ir até a Chapada das Mesas. Cânions, formações rochosas, cerrado, cachoeiras e estradas de terra compõem esse cenário único.
Existem várias agências que oferecem o passeio que tem duração de 1 dia. Os principais atrativos são: Encanto Azul (com 2 poços de águas cristalinas), Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara (com 76 metros de altura), Cachoeira São Romão (22 metros de altura e 33 metros de largura), Cachoeira Prata (26 metros), Cachoeira do Capelão (20 metros) e Caverna (com 15 metros e vários poços para banho).

A Chapada fica na divisa com o estado do Tocantins e é uma mistura de 3 biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Caatinga. Além disso, conta com formações rochosas que datam de mais de 60 milhões de anos, com formatos de mesas (da onde vem o seu nome).

Para visitar, só tome cuidado com a data. Quem quer conhecer as cachoeiras, pode planejar a visita para a época de chuvas, que vai de dezembro a abril, quando o volume de água é maior. Agora quem pretende fazer esportes mais radicais, como mountain bike e trekking, deve optar pelo período de seca, entre maio a setembro.
A cidade mais próxima é a bela Carolina, localizada no Sul do Maranhão e às margens do rio Tocantins. Quer se hospedar na região? Veja aqui as melhores opções de hotéis e pousadas em Chapada das Mesas!
-
Atins
Quem quer transformar o turismo no Maranhão em uma experiência totalmente diferente, pode planejar passar uns dias no município de Atins, que fica ao redor dos Lençóis Maranhenses.
A vila é bastante rústica, mas tem caído na graça dos turistas estrangeiros, principalmente dos praticantes de windsurfe e kitesurfe, além daqueles que estão em procura de paz, sossego e lindas paisagens.

O acesso é um dos pontos que mais encantam os visitantes, já que para chegar a Atins é preciso ir de voadeiras que partem do porto de Barreirinhas, cortando as águas do rio Preguiças.
Pela manhã, a dica é curtir as lagoas de Atins, em especial a Lagoa da Capivara, a maior e mais bonita da região. Além disso, outros atrativos são:
- Praia de Atins, com águas calmas e um enorme banco de areia.
- Praia de Caburé, com um gigante banco de areia que divide as águas do Oceano Atlântico e do rio Preguiças com diversas opções de restaurantes.
- Canto do Atins, fronteira das dunas do Parque do Lençóis Maranhenses com o litoral, um pequeno povoado com uma estrutura mais rústica.
- Revoada dos Guarás Vermelhos, passeio de fim de tarde rumo as ilhas espalhadas no meio do rio Preguiças.
Veja as melhores pousadas em Atins!
-
Delta do Parnaíba
Essa atração fica no nordeste do Maranhão, na divisa com o estado do Piauí, e é considerada uma das mais belas paisagens de todo o mundo.
Por lá você encontrará surpreendentes espelhos de água, lagoas, mangues, dunas, rios, praias e muitos animais silvestres. O Delta faz parte do roteiro Rota das Emoções formado pelos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Ceará.

A região abriga pequenas cidades muito procuradas pelos turistas em busca de visuais incríveis e contato com a natureza. Alguns destaques são: Paulino Neves, Araioses e Tutóia. É também delas que partem os passeios pelo Delta e para a Rota das Emoções.

Para quem gosta de praia, em Tutóia a dica é visitar a Praia do Amor, que forma uma piscina natural deslumbrante. Outras que valem a visita são: praia da Barra e a praia Pequenos Lençóis.
Veja aqui as melhores opções de hotéis próximos ao Delta do Parnaíba!
Depois de ver todas essas atrações, já pensa em fazer turismo no Maranhão?
Baixe o aplicativo da Hotéis.com e faça as suas reservas de onde estiver!
Adicionar Comentário