BlogHoteis.com

Guia de turismo no Vale do Paraíba, um roteiro completo

Uma região privilegiada, que fica entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Por suas belezas naturais, diversidade cultural e muitos outros motivos, vale muito a pena fazer turismo no Vale do Paraíba.

Do lado paulista, a região atrai visitantes que buscam o frio de Campos do Jordão, o carnaval de São Luiz do Paraitinga, as fazendas históricas de Bananal e as praias do litoral norte. Já do lado fluminense, os turistas se encantam com as fazendas de Barra Mansa, no Vale do Café, as temperaturas mais baixas no inverno de Volta Redonda e as praias e eventos em Paraty.

Quer saber mais sobre o que fazer no Vale do Paraíba? Então, acompanhe este post até o fim!

Turismo no Vale do Paraíba – SP

1. Campos do Jordão

Uma das cidades com mais atrativos turísticos do Vale do Paraíba, do lado paulista, é Campos de Jordão. É a mais famosa da Serra da Mantiqueira, principalmente durante o inverno, quando as ruas ficam lotadas de visitantes.

turismo no Vale do Paraíba
Uma das cidades com mais atrativos turísticos do Vale do Paraíba paulista é Campos de Jordão

Conhecida como a Suíça Brasileira, graças ao seu clima e à sua arquitetura inspirada nos moldes europeus, a cidade oferece diversas atrações. Algumas delas são imperdíveis, como visitar os jardins do Parque Amantikir.

O teleférico é outra atração interessante e permite aos turistas uma vista inesquecível de toda a região, até chegar ao Morro do Elefante. Esse local, na Vila do Capivari, é onde tudo acontece, com diversas chocolaterias, além de bares, restaurantes e lojas.

O Museu Felícia Leirner é um convite para os amantes das artes, com diversas esculturas ao ar livre e festivais de música.

Confira aqui os melhores hotéis em Campos do Jordão.

2. São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga, a 52 km de Taubaté, possui um dos carnavais mais tradicionais do interior do estado de São Paulo. Suas ruas com calçadas estreitas e cercadas de casarões antigos ficam lotadas de turistas. A festa é agitada por dezenas de blocos de rua, ao som de marchinhas.

 turismo no Vale do Paraíba
São Luiz do Paraitinga oferece diversas atrações turísticas, entre elas, os esportes radicais

Mesmo para aqueles que não curtem a movimentação do carnaval, a cidade oferece diversas atrações turísticas, entre elas, esportes radicais. A estância turística cravada no Vale do Paraíba guarda trilhas e cachoeiras, como a Trilha das 7 cachoeiras. Já as corredeiras do Rio Paraibuna são ideais para a prática do rafting.

Outra festa bem popular em São Luiz do Paraitinga é a do Divino Espírito Santo, que começa 40 dias depois da Páscoa e reúne apresentações folclóricas, procissões e quermesses.

Confira aqui os melhores hotéis em São Luiz do Paraitinga.

3. Aparecida

Aparecida, conhecida popularmente como Aparecida do Norte, possui grande destaque nacional graças ao turismo religioso. Para visitar a Basílica Velha, basta atravessar a Passarela da Fé, nos seus 392 metros de extensão.

 turismo no Vale do Paraíba
Aparecida do Norte possui grande destaque nacional, graças ao turismo religioso

Há um teleférico que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. O percurso é feito em cabine fechada e oferece uma vista panorâmica da cidade, passando por cima da Via Dutra. É um passeio imperdível!

O Morro do Cruzeiro possui 83 metros de altura e tem representadas 14 estações que relembram os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário.

Confira aqui os melhores hotéis em Aparecida do Norte.

4. Ubatuba

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ubatuba é uma das estâncias turísticas do Vale do Paraíba paulista. A dica é aproveitar a natureza exuberante através das praias. Para os mais aventureiros, há também trilhas incríveis – a principal delas, a Trilha das 7 Praias Desertas, começa na praia da Lagoinha e vai até a praia do Bonete.

turismo no Vale do Paraíba
A Trilha das 7 praias Desertas, começa na praia da Lagoinha e vai até a praia do Bonete

Ubatuba oferece praias e ilhas, uma mais bonita que a outra. A ilha do Prumirim é considerada uma das mais bonitas pelos turistas e, além disso, proporciona um maravilhoso passeio de barco.

Outro passeio de barco recomendado é o que vai até a famosa Ilha Anchieta, um dos principais atrativos de Ubatuba.

Por falar em passeios imperdíveis, vale a pena visitar o Aquário de Ubatuba, que possui várias espécies de animais marinhos, além de aves e répteis.

Confira aqui opções de hospedagens em Ubatuba ou consulte as melhores pousadas.

Turismo no Vale do Paraíba – RJ

1. Barra Mansa

Para se fazer turismo no Vale do Paraíba do lado fluminense, Barra Mansa é uma excelente opção! A cidade está localizada na região também conhecida como Vale do Café.

Quanto aos pontos turísticos, tem como grande destaque o Turismo Rural e o charme das fazendas centenárias. A Fazenda Santana do Turvo é uma delas, que oferece restaurante, piscinas, campo de futebol e trilhas para bikes.

turismo no Vale do Paraíba
A Fazenda Santana do Turvo é uma delas que oferece restaurante, piscinas, campo de futebol e trilhas para bikes

Outra boa opção de lazer é o Parque Centenário, um dos pontos mais antigos da cidade, que conta com um coreto para apresentações, estátuas, uma fonte central e também diversas espécies de árvores e animais.

Confira as melhores hospedagens em Barra Mansa.

2. Paraty

Paraty é uma das cidades turísticas localizadas no Vale do Paraíba. Suas ruas pavimentadas com pedras e seus casarios antigos fazem o turista viajar no tempo.

 turismo no Vale do Paraíba
Paraty é uma das cidades turísticas localizadas no Vale do Paraíba

Conhecida como a “Veneza brasileira”, Paraty possui praias, cachoeiras e ilhas, é um verdadeiro achado do litoral fluminense, na chamada Costa Verde.

Entre os principais atrativos, estão o Centro Histórico e os passeios de barco, como o que leva à Praia Saco do Mamanguá, um verdadeiro paraíso com areias brancas e águas cristalinas.

A Cachoeira do Tobogã, uma das mais visitadas, possui fácil acesso e oferece uma grande pedra lisa, por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã. Os visitantes costumam escorregar até cair em uma piscina natural.

 turismo no Vale do Paraíba
A Cachoeira do Tobogã, uma das mais visitadas, possui fácil acesso

Paraty é também um grande centro cultural, no qual se realiza todos os anos a Festa Literária Internacional de Paraty, mais conhecida como Flip, que atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Confira os melhores hotéis em Paraty ou veja nossa lista com os hotéis mais charmosos.

3. Barra do Piraí

Barra do Piraí fica a menos de duas horas da capital carioca e é um dos destinos mais indicados para turismo no Vale do Paraíba. Comece com uma visita histórica à Fazenda da Taquara. O local oferece almoço na fazenda, além de um acervo de móveis e máquinas antigas utilizadas na produção do café.

Para quem viaja com crianças, o Aldeia das Águas Park Resort é um dos maiores centros de lazer do estado do Rio de Janeiro. É famoso pelo seu Kilimanjaro, o toboágua de queda livre mais alto do Brasil e o segundo do mundo, certificado pelo Guinness Book com 49,9 metros de altura.

turismo no Vale do Paraíba
Para quem viaja com crianças, o Aldeia das Águas Park Resort é um dos maiores centros de lazer do estado

O distrito de Ipiabás é outra dica legal para se conhecer. Fica apenas a 12 minutos de Barra do Piraí e oferece várias atrações de lazer e contato com a natureza. Uma delas é a Cachoeira da Floresta, que proporciona um refrescante banho.

Confira os melhores hotéis em Barra do Piraí.

4. Volta Redonda

Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro, é uma das cidades importantes do Vale do Paraíba fluminense. No município, vale destacar como pontos turísticos as áreas de preservação ambiental e a presença de monumentos históricos.

Vale a pena visitar o Jardim Zoológico, que conta com centenas de animais, entre aves, mamíferos e répteis, incluindo algumas espécies de animais ameaçados de extinção, como a onça pintada. Certamente, as crianças vão adorar!

Para quem prefere adrenalina, a dica é uma volta de kart no Arena Kartódromo Internacional.

turismo no Vale do Paraíba
Para quem prefere adrenalina, a dica é uma volta de kart no Arena Kartódromo Internacional

A Praça Brasil é um espaço gostoso para levar as crianças. Nela, há um obelisco dentro de um lago artificial, rodeado com várias esculturas e, dentre elas, a do ex-presidente Getúlio Vargas.

Confira os melhores hotéis em Volta Redonda.

O Vale do Paraíba guarda ainda muitas outras atrações em suas diversas estâncias turísticas, tanto do lado paulista, como do lado fluminense.

A região possui natureza exuberante e muita riqueza histórica e cultural, em cidades como Taubaté, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, São José dos Campos, Resende, Valença, entre outras.

Se você já esteve em alguma dessas cidades, compartilhe sua experiência nos comentários!

Agora que você já conhece um pouco mais e está planejando fazer turismo no Vale do Paraíba, aproveite para reservar sua hospedagem com antecedência. Você pode pagar em até 12 x sem juros, na Hoteis.com. A cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com