BlogHoteis.com

Ushuaia: 8 atrações imperdíveis

Um dos destinos mais incríveis e fascinantes que você pode conhecer é Ushuaia, a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da Península Antártica. Ela também é a capital da famosa Terra do Fogo na Argentina, mas a sua localização é tão peculiar que a região está mais próxima da Antártica do que da capital de seu país, Buenos Aires.

Muitos se perguntam qual a melhor época para viajar para Ushuaia. A resposta não é simples, pois depende do que você deseja encontrar. Como cada uma das estações do ano oferece características climáticas bem diferentes, é importante avaliar qual época combina melhor com o seu perfil de viajante.

Para muitos, a melhor época do ano para visitar Ushuaia é durante o verão, quando é possível aproveitar dias mais longos e menos gelados. Fica mais agradável fazer qualquer passeio, além de ser a melhor chance de ver pinguins, uma vez que temporada desses simpáticos bichinhos na cidade vai de outubro a março.

Já para outras pessoas, nada melhor do que chegar na cidade e contemplar as montanhas repletas de neve. O inverno é a temporada ideal para esquiar e fazer atividades na neve e Ushuaia possui a temporada mais longa das estações de esqui da América do Sul, com neve garantida do final de junho ao final de setembro.

A cidade apresenta uma temperatura média anual de 6ºC. No verão, a média fica em torno dos 10ºC. Já no inverno, 2ºC. Além da temperatura, você precisa considerar que em Ushuaia os ventos são frequentes e gelados, fazendo a sensação térmica ser ainda mais baixa. No inverno, em dias mais extremos, a temperatura pode atingir a marca de -20ºC.

Ushuaia
Parque Nacional Tierra del Fuego é uma parada obrigatória

Portanto, prepare-se: invista em roupas térmicas, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calçado impermeável e de solado antiderrapante, calças e casacos impermeáveis. Não esqueça também de levar filtro solar, protetor labial e óculos escuros, que são considerados itens indispensáveis por lá.
Ushuaia é um destino muito caro?

Sim, é verdade. Os preços das atividades turísticas e dos restaurantes são muito caros em Ushuaia. Entretanto, dependendo da época do ano, você vai sentir uma pequena variação nos preços e conseguir fazer uma viagem um pouco mais econômica.

A dica é se planejar com antecedência para economizar dinheiro para a viagem. Aproveite as promoções das companhias aéreas e pesquise preços de hotéis em Ushuaia. Você pode parcelar a sua hospedagem em 12 vezes sem juros e sem IOF! Preparamos para você uma seleção das 8 atrações imperdíveis na cidade, confira:

As 8 melhores atrações de Ushuaia:

1. Parque Nacional Tierra del Fuego
Esse é um passeio considerado quase obrigatório em Ushuaia. Uma curiosidade é que dentro do parque está a agência de correios mais austral do planeta. Muitas pessoas levam seus cartões-postais já escritos para enviar a família, amigos e até para si mesmo como recordação!

Você pode desbravar a região por conta própria caminhando ou alugando um carro. A maioria dos turistas prefere pagar para fazer um tour com guias especializados. O passeio costuma render ótimas fotos!

As excursões tradicionais são mais práticas e oferecem um bom panorama geral das atrações. O circuito é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade. É a opção ideal para quem está viajando com crianças, idosos ou quem não gosta de caminhar muito. Já outras excursões oferecem trechos mais longos de caminhada e ainda podem incluir passeios de caiaque.

O parque possui uma boa estrutura turística com alguns restaurantes e banheiros. Apesar de ficar aberto durante o ano inteiro, o melhor período para aproveitar o parque é durante o verão, quando os dias são mais longos e o frio menos intenso.

2. Trem do Fim do Mundo
É dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo. O trajeto percorre paisagens deslumbrantes, montanhas nevadas, rios, lagos e bosques virgens, numa viagem única que dura uma hora. O percurso é realizado na réplica do trem que transportava os presidiários para abastecer lenha para a população de Ushuaia há 100 anos.

O ponto de partida do passeio é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. É realizada uma parada na cascata Macarena e a última parte do trajeto é feito dentro do parque. O trem funciona durante 365 dias do ano, em diferentes horários de acordo com a época do ano. Vale a pena fazer o passeio!

3. Laguna Esmeralda
Quem gosta de adrenalina não pode deixar de fazer uma caminhada até a Laguna Esmeralda. A trilha é repleta de bosques, lagos, rios e cachoeiras. A paisagem dos vales cercados pela Cordilheira dos Andes é belíssima!

A trilha dura cinco horas, com 10km de ida e volta e exige condicionamento físico e disposição. Apesar de não ser considerada uma trilha muito difícil, ela conta com alguns obstáculos no caminho que podem dificultar o trajeto para quem não possui preparação física.

Ushuaia
Laguna Esmeralda, Tierra del Fuego, Argentina

4. Canal Beagle
O passeio pelo Canal de Beagle é muito procurado pelos turistas na região. E não é por menos: você vai ficar encantado com as paisagens deslumbrantes ao navegar esse canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Durante a navegação é possível avistar muitos lobos marinhos e inúmeras aves curiosas, que são muito parecidas com os pinguins. O passeio pode ser realizado de catamarã, iate ou veleiro, que saem do porto turístico de Ushuaia.

No porto você encontra também a placa mais famosa da cidade e que dá o título tão famoso dessa região. É uma área com grande fluxo de turistas e com muita movimentação ao longo de todo o ano.

5. Esqui no Cerro Castor
Cerro Castor é uma estação de esqui de Ushuaia, a apenas 195 metros sobre o nível do mar e com uma altitude de 1050 metros. Essa localização geográfica contribui para uma melhor condição aeróbica para quem aproveita as suas pistas.

É o único ski resort da Argentina que oferece quatro meses de temporada (de junho a outubro) de neve do topo até a base. É possível não somente esquiar por lá, mas também praticar o snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo possui escola para adultos e crianças, além de um snowpark para aperfeiçoar as manobras.

A infraestrutura também conta com sete restaurantes e algumas lanchonetes. A base da estação e toda a vila do Cerro Castor oferece Wi-Fi liberado para você postar fotos e vídeos maravilhosos em suas redes sociais.

6. Valle de Lobos
Se você tem medo de altura ou não gosta de esquiar, a melhor opção é fazer um passeio de trenó. E um dos melhores lugares da cidade para você fazer esse passeio é o Valle de Lobos.

O Valle de Lobos é um centro de inverno próximo de Ushuaia que oferece algumas atividades divertidas na neve, como um passeio de trenó puxado por cachorros das raças siberian, huskies e alaskan malamutes no meio do bosque, uma caminhada com raquete ou ainda um passeio de moto na neve.

Esse é um lugar interessante para quem pretende ter o primeiro contato com a neve, sem que seja preciso se aventurar no esqui logo no primeiro dia. Em Ushuaia, a atividade pode ser feita durante o dia ou à noite. As crianças vão amar. Alguma dúvida?

7. Culinária local
É fato que os visitantes e moradores comem muito bem em Ushuaia. Como não poderia ser diferente, as carnes argentinas estão presentes com sua variedade e cortes suculentos.

Mas, como Ushuaia é uma região de pesca marítima, os frutos do mar também são destaques na gastronomia local, principalmente a centolla, um tipo de caranguejo gigante que vive nas águas frias da Terra do Fogo Argentina.

Uma curiosidade é que a centolla é retirada direto dos aquários dos restaurantes do centro da cidade. Os restaurantes da região servem centolla de todo jeito: de cozida a centolla a la parmesana.

Na hora da sobremesa, não deixe de experimentar a panqueca de doce de leite. Hummmm! Entre as bebidas, as mais procuradas são os chocolates quentes, os cafés e as cervejas artesanais locais, como a Beagle e a Cape Horn.

8. Caminhada com os pinguins
Como já explicamos acima, você deve viajar no verão, entre os meses de outubro a março, para conseguir ter a chance de ver pinguins em Ushuaia. E é uma experiência imperdível!

Para caminhar entre os pinguins, os turistas devem contratar o passeio em uma agência de turismo com antecedência. O local da visita é a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera, onde os visitantes são recebidos pelos extrovertidos pinguins de Magalhães e podem passear entre eles por uma hora.

Ushuaia
Ilha Martillo, onde os visitantes são recebidos pelos extrovertidos pinguins de Magalhães

Também podem ser vistos pinguins da espécie Papúa e até algum pinguim-rei. É um passeio absolutamente fascinante, que inclui uma volta pelo museu Acatushún, que conta com esqueletos de mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo.

Gostou das dicas? Então, marque aquela pessoa que você gostaria de levar para conhecer Ushuaia.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com