BlogHoteis.com

Viagem para Búzios: 6 praias, 5 atrações e 1 segredo

Viagem para Búzios

Se você pretende fazer uma viagem para Búzios saiba que alguns passeios são absolutamente obrigatórios na cidade. Búzios é o lugar para onde eu fujo sempre que tenho uma oportunidade e para onde pretendo me mudar um dia.

Há atrações imperdíveis na região, como o Réveillon de Búzios, que a cada ano fica mais famoso e é mais procurado, além de ótimas opções de hospedagem.

Frequento o famoso balneário fluminense, localizado na Região dos Lagos do RJ, há quase 30 anos e, sem falsa modéstia, conheço muito bem suas atrações.

6 praias imperdíveis de Búzios

1) João Fernandes

João Fernandes sintetiza muito o espírito de Búzios. Um mar lindo, gente bonita para todo lado, boa comida e uma paisagem de cinema. Próxima à Armação, é uma das praias mais badaladas e disputadas da cidade. Por isso, costuma ficar cheia nos finais de semana mais ensolarados.

A praia é tranquila, o mar não tem ondas e as crianças podem ficar à vontade a beira d’água.

viagem para Búzios
Enseada de João Fernandes, em Búzios

A região abriga inúmeras opções de hospedagem e atende muito bem viajantes de todos os perfis, desde aqueles que procuram opções à beira-mar, até os que preferem ficar perto da badalação do centro.

2) Brava

“A Praia Brava é única”. Essa frase poderia ser verdade, não fosse um detalhe: na verdade, a Praia Brava é dividida em duas. Separada por uma pedreira, ela tem dois lados completamente distintos.

O lado esquerdo é badalado, tem beach clubs exclusivos, como o Silk, frequentado por uma gente magra, endinheirada e bronzeada, tem restaurantes sofisticados e é a cara de Búzios. Mas a Praia Brava é muito mais que isso. Um visitante desatento pode deixar de reparar no outro lado, que fica escondido pelas pedras.

viagem para Búzios
Praia Brava, em Búzios

O lado direito só é acessível por meio de uma travessia pelas pedras (bem tranquila) e esconde uma praia totalmente rústica, que não oferece as facilidades das praias mais badaladas.

No máximo, será possível encontrar uma barraquinha improvisada para beber alguma coisa. Então leve cadeira e barraca e aproveite uma tarde nesse mundo praticamente inexplorado.

viagem para Búzios
O lado rústico da Praia Brava, em Búzios

3) Tartaruga

Búzios tem dois lados. Um é voltado para o oceano, e possui praias de águas mais frias, às vezes geladas. O outro fica mais guardado das correntes do Atlântico. Por isso, a temperatura da água é bem mais agradável. A Praia da Tartaruga fica nesse segundo lado e, não só por isso, é um convite à preguiça.

A paisagem da Armação ao fundo ajuda a compor o cenário. Escolha uma das várias barracas da praia, aproveite a música ambiente e relaxe. É outra praia de águas tranquilas, perfeita para levar as crianças. O pôr do sol é de babar, de tão bonito.

viagem para Búzios
Pôr do sol na Praia da Tartaruga, em Búzios

4) Ferradurinha

Lembra que eu disse que conheço Búzios há quase 30 anos? Pois a Praia da Ferradurinha foi meu cartão de visita, a primeira praia que eu conheci em Búzios. Que sorte a minha!

A Ferradurinha é um dos lugares mais bonitos do mundo. A praia é bem pequena e o acesso é um pouco escondido. Você precisa ir para o canto esquerdo de Geribá e de lá seguir andando, conforme a imagem abaixo.

viagem para Búzios
Acesso à Praia da Ferradurinha, em Búzios

A Ferradurinha é uma grande piscina natural, perfeita para o mergulho e, por não ser muito profunda, tudo que você precisa é de uma máscara de mergulho e um snorkel.

A pequena enseada é lar de diversas espécies e recebe visita frequente de tartarugas marinhas, além de ser fácil encontrar estrelas do mar, ouriços e uma grande quantidade de simpáticos peixinhos.

Se puder, conheça a pequena faixa de areia que fica no lado oposto da enseada. Você pode chegar lá pelas pedras (não recomendado para quem tem alguma dificuldade de locomoção) ou alugando um caiaque para um passeio. Hoje a praia se transformou em um santuário dos praticantes de stand-up paddle.

5) Rasa

Essa praia não aparece em nenhum guia de Búzios. Não que seja um segredo, definitivamente não é. A Praia Rasa fica em frente à ilha Rasa e é facilmente acessível a partir da entrada da cidade.

É um recanto tranquilo, longe da badalação de Geribá e do Centro, cercada por condomínios de belas casas e onde os veranistas tem uma praia quase exclusiva para eles.

viagem para búzios
Praia Rasa, em Búzios

A Praia Rasa é um oásis de tranquilidade, mesmo nos finais de semana mais disputados. Também é uma boa opção para procurar uma hospedagem mais barata e mais tranquila. As águas da praia são sempre agradáveis e o vento sempre sopra forte nesse recanto buziano.

6) Geribá

Bem provável que você passe por ela para chegar à FerradurinhaGeribá é uma das praias mais famosas de Búzios e isso não é pouco, é parada obrigatória principalmente para quem busca badalação.

Você vai perceber que esse é um lugar abençoado com uma paisagem única e frequentado por muitas tribos. É uma das poucas praias de Búzios que tem ondas, o que faz com que seja disputada por surfistas locais e forasteiros. Quanto mais alto o mar, maior a quantidade de pranchas disputando um lugar após a arrebentação, em especial nos cantos esquerdo e direito, onde as ondulações costumam ser maiores.

No geral, a praia é adequada para famílias, pois na maior parte do tempo o mar é tranquilo. Mesmo assim, convém não tirar os olhos dos pequenos nem por um segundo, pois além dos perigos do mar, a praia costuma ficar lotada e não é raro ver crianças perdidas.

Cinco passeios obrigatórios

1) Escuna

Passar um dia (ou metade de um, se você tiver pouco tempo) em uma escuna passeando pelas praias de Búzios é uma excelente ideia. Além de passar por várias das praias que listo neste artigo, você terá uma perspectiva única de desfiladeiros, penhascos e grutas que não estão à vista dos demais visitantes em terra.

Os passeios saem do píer na Praia da Armação, bem no início da Orla Bardot, e podem ser comprados na hora. São vários barcos que disputam passageiros por toda a região do Centro, principalmente na Praça Santos Dumont. Vale pechinchar, em especial na baixa temporada, quando os barcos ficam mais vazios.

2) Rua das Pedras

É na Rua das Pedras onde todos se encontram. Todos mesmo: casais, famílias, hippies, descolados, descabelados, mauricinhos e a plebe. É um espaço democrático e absolutamente todo mundo bate ponto na Rua das Pedras.

De dia, a rua é simpática e acolhedora. Com seu comércio charmoso e muito arborizada, a Rua das Pedras é um convite para um passeio preguiçoso e demorado por suas calçadas. Se você pretende fazer compras, prepare o bolso, pois se trata de um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil e esse charme todo se converte em preços para bolsos profundos.

Conforme a tarde vai caindo, o cenário muda radicalmente. O vilarejo acolhedor e tranquilo se modifica com a chegada de uma multidão jovem que vai ocupando cada espaço disponível. O que poucas horas antes era um lugar bucólico e sossegado se transforma em uma passarela disputada e badalada por um povo irritantemente bonito.

Os bares e os restaurantes, como o Chez Michou, fervem com a multidão. Definitivamente é um lugar para ver e ser visto.

3) Porto da Barra

Localizado no bairro de Manguinhos, o Porto da Barra tem vista para o pôr do sol mais lindo do mundo. Não, você não leu errado e eu não estou exagerando. O pôr do sol mais espetacular do mundo é no Porto da Barra em Búzios.

Chegue por volta das 17 horas e acomode-se na varanda de um dos diversos restaurantes espalhados pelo deck do porto, de preferência em um confortável sofá ou espreguiçadeira. Você estará de frente para um espetáculo inesquecível.

viagem para Búzios
Pôr do sol em Porto da Barra, em Búzios

Aproveite o fim de tarde para tomar uns bons drinques e colocar a conversa em dia com os amigos ou para curtir aquela companhia especial. Acredite: você e sua companhia vão guardar esse momento para sempre.

4) Orla Bardot

A Orla Bardot começa na Rua das Pedras e se estende até a bela Praia dos Ossos. Assim como a Rua das Pedras, a orla também tem públicos muito distintos durante o dia e à noite. Falarei disso mais adiante.

De um lado, o comércio descolado, restaurantes sofisticados e casas antigas fazem moldura para uma colina tomada por casinhas coloridas e cheias de vida. Do outro lado a Baia da Armação dos Búzios é salpicada por simpáticas embarcações de pescadores e emenda-se com o mar até encostar em alguma serra do interior do RJ.

viagem para búzios
Orla Bardot, em Búzios

De manhã, a orla é calma e vagarosa. Em uma de suas extremidades, um grande píer recebe os turistas que vão zarpar nas escunas. À tarde, o movimento aumenta e o sol vai se ponto por trás das montanhas distantes. É impossível descrever o cenário sem recorrer a um clichê: é de tirar o fôlego.

A brisa do mar é um convite para um passeio à noite e o vai e vem de turistas ajuda a colorir ainda mais essa passarela à beira-mar. Os restaurantes enchem-se de sortudos que poderão se esbaldar não só com a comida, mas também com a paisagem.

Mais tarde – bem mais tarde – casas noturnas badaladas serão o ponto de encontro daquela mesma galera magra, bronzeada e endinheirada que durante o dia bebia Chandon esparramada em algum dos beach clubs da cidade.

Duas casas noturnas, em especial, são imensas e não deixam nada a desejar para nenhuma grande casa noturna do Rio ou São Paulo: a LUV (que em outros verões ostentou as cerejinhas da Pacha de Ibiza em sua fachada) e a mineira Privilége.

5) Mirante das Ilhas

Eu poderia escrever um testamento sobre o Mirante das Ilhas, mas não vou descrevê-lo. Essa imagem fala por mim.

viagem para búzios
Mirante das Ilhas, em Búzios

A única coisa que você precisa saber sobre o Mirante das Ilhas é como chegar lá. Então para facilitar a sua vida clique aqui e abra no Google Maps a localização exata, que é em um lugar meio fora de mão.

Um segredo

Búzios tem várias praias escondidas, mas nenhuma delas é tão desconhecida como o Mangue de Pedra. Na verdade, se trata de um dos três únicos mangues de pedra do mundo (os outros dois ficam no Recife e Japão).

Um mangue mangue de pedra é um mangue sem rio e sem lama, onde a água doce surge pelo lençol freático. Não é à toa que é um ecossistema tão raro.

Sua fauna abriga em torno de duas mil espécies, entre animais e vegetais, constituindo-se em uma zona de grande diversidade de organismos. Você consegue imaginar uma árvore nascendo dentro da água da praia? Pois aqui você vai ver exatamente isso. Vegetação de mangue brotando em meio às pedras. 

viagem para búzios
Acesso ao mangue de pedra

O acesso se dá por uma rua de terra, que poderia estar em melhor estado de conservação. Para chegar à praia, é preciso descer uma trilha íngreme e extremamente escorregadia em dias chuvosos.

Onde se hospedar em Búzios

As 5 opções de hotéis e pousadas em Búzios mais reservadas no site da Hoteis.com:

1) Pousada Sable D’or
2) Hotel La Forêt & Beach Club Búzios
3) Chez Pitu Praia Hotel
4) Hotel Porto Bay Búzios
5) Casas Brancas Boutique Hotel & Spa Búzios

Espero que tenha gostado das minhas dicas e que tenha a oportunidade de, algum dia, visitar esse lugar incrível que é Búzios! Siga o meu Instagram para encontrar mais dicas.

Se já estiver planejando sua viagem, não deixe de conferir as melhores hospedagens em Búzios, em até 12x sem juros.

Foca - Despachados

O Despachados é um podcast sobre viagens, onde compartilhamos nossas experiências, questões existenciais e estratégias para viajar cada vez mais e melhor!

8 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com