BlogHoteis.com

Vai para Jericoacoara? Entenda como são aplicadas as taxas de permanência em sua viagem

Jericoacoara é um lugar paradisíaco sem igual no Nordeste brasileiro. Localizado a 300 km de Fortaleza, na Vila de Jijoca, o destino é um dos mais visitados do Ceará. Está procurando por novos lugares para viajar nas suas próximas férias? Se você gosta de praia e de passeios relacionados com a água, o sol e a areia, esse é o lugar ideal!

Entretanto, prepare o bolso para uma despesa extra durante a viagem. Desde setembro desse ano, os visitantes estão pagando uma pequena taxa por dia durante a sua permanência em Jericoacoara. Instituída por lei municipal, a chamada Taxa de Turismo Sustentável leva em conta que o turista utiliza a infraestrutura física implantada na região, além de usufruir do patrimônio natural da Vila de Jericoacoara, que se trata de uma área de preservação ambiental.

A cobrança é feita logo na entrada da Vila de Jericoacoara. Os moradores da região, claro, estão isentos da taxa, assim como os deficientes físicos, as crianças de até 12 anos e os idosos acima de 60 anos. Uma taxa parecida já é cobrada dos visitantes na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde o valor cobrado é bem mais salgado.

O ideal é pagar a taxa antes da viagem para não perder seu tempo precioso de descanso lidando com questões burocráticas. Você deve acessar o site da prefeitura de Jericoacoara e preencher um formulário para gerar o boleto e o voucher de hospedagem.

Em seguida, imprima o boleto e pague no banco. Não esqueça de levar o comprovante de pagamento e o voucher de hospedagem para a viagem. Você vai precisar deles para apresentá-los quando fizer o check-in no hotel ou pousada reservada. No momento do check-out, o hotel vai entregar o canhoto do voucher para que você o devolva no posto de serviço da entrada da vila.

Se você mudar de planos e ficar por mais tempo na cidade, vai precisar gerar um novo boleto e pagar a diferença. O pagamento deve ser realizado em um dos dois postos da região, que ficam localizados no centro e no estacionamento de Jericoacoara, na entrada da vila.

O que fazer em Jericoacoara
Não deixe essa nova taxa de permanência tirar o seu interesse e entusiasmo por essa região belíssima, que abriga a praia de Jericoacoara. Essa praia possui a melhor infraestrutura para os turistas que visitam a vila. De um lado ficam os praticantes de kitesurf; do outro, os de wind.

A grande faixa de areia e a maré baixa com água azul cristalina são os grandes atrativos para os banhistas. Bem na orla estão várias pousadas e restaurantes, que servem deliciosos pratos típicos da região.

O jornal americano The Washington Post elegeu a praia como uma das dez mais belas do planeta em 1994. O destino também já serviu de cenário para o longa A Ostra e o Vento, de 1997. Quer saber de outros lugares que serviram de locação para filmes? Confere esse nosso post aqui.

Voltando a Jeri, a lagoa da Jijoca é outra super atração da região, com aquelas redes maravilhosas onde os turistas podem relaxar dentro da lagoa. Existe lugar melhor para descansar e tirar belas fotos?

A lagoa da Jijoca é outra super atração da região, com aquelas redes maravilhosas onde os turistas podem relaxar dentro da lagoa.

Depois do momento relax, você pode conhecer o Parque Nacional de Jericoacoara, que está localizado entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, com uma área de 8.850 hectares. Os roteiros de atividades nesse deserto de dunas são todos em contato com a natureza, das cavalgadas à beira mar aos passeios de charrete.

Já os esportes seguem o ritmo dos ventos. Entre julho e janeiro, a época dos ventos mais fortes, o mar de Jericoacoara fica repleto de velas, pipas e pranchas.

Um caminho de pedras vai levar você até o monumento da Pedra Furada, formação rochosa considerada cartão-postal do estado, que é visitada por um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros. Não esqueça da máquina fotográfica!

Um caminho de pedras vai levar você até a Pedra Furada, formação rochosa considerada cartão-postal do estado.

De carro pela praia, os visitantes pegam uma balsa para chegar até a praia de Guriú. Uma verdadeira floresta de mangue preservada que parece plantada de cabeça para baixo por causa das raízes bem acima do solo. Elas permitem que as árvores respirem na maré alta.

Para fechar o dia, nada melhor do que assistir ao pôr do sol de um lugar muito especial, digno de aplausos. Para isso, você vai precisar de muito fôlego para subir a duna do Pôr do Sol, bem ao lado de Jeri. Esse extraordinário pôr do sol é um convite para mais dias de passeios por aqui. Não se espante se encontrar esse ponto turístico lotado, principalmente na alta temporada. Para descer, aproveite a duna para praticar o sandboard, uma espécie de surf sob a areia, que é bem divertida.

Os turistas precisam de muito fôlego para subir a duna do Pôr do Sol.

Onde se hospedar
Há muitas ofertas de hotéis e pousadas em Jericoacoara. Separamos abaixo as melhores opções para você se hospedar pagando em até 12 vezes sem juros reservando pelo site da Hoteis.com.

Essenza Hotel
Conhecido por hospedar artistas famosos e influenciadores digitais, o Essenza Hotel é uma das melhores opções de hospedagem em Jeri, localizado em frente da praia de Jericoacoara.

Esse hotel 5 estrelas possui suítes requintadas e bem equipadas com piscinas de vidro e de borda infinita, com vista para o mar. Além disso, o hotel oferece comodidades como restaurante, bar molhado, academia, spa, espreguiçadeiras, ar-condicionado e muito mais. O café da manhã e o Wi-Fi são gratuitos.

Entretanto, é preciso ficar atento se você tiver filhos pequenos. O estabelecimento não permite a entrada de menores de 12 anos. O hotel está classificado como incrível pelos usuários da Hoteis.com, com destaque para a atmosfera, a localização e o serviço.

My Blue Hotel
Esse hotel 4 estrelas também fica localizado de frente para a praia de Jericoacoara. O My Blue Hotel oferece, além do conforto de estar a apenas a alguns passos do mar, restaurante, bar/lounge, duas piscinas externas, duas banheiras de hidromassagem, spa, translado ida e volta para o aeroporto, creche, ar-condicionado e mais.

O hotel está classificado como muito bom pelos usuários da Hoteis.com, com destaque para a localização, o café da manhã e o serviço.

Pousada Ibiscus
É uma opção mais econômica, mas que está bem localizada, a apenas cinco minutos da praça central da cidade.

Conta com translado de ida e volta do aeroporto, ar-condicionado, jardim, biblioteca, serviço de lavanderia e de arrumação diária e mais. Oferece café da manhã e Wi-Fi gratuitos.

A pousada está classificada como incrível pelos usuários da Hoteis.com.

Pousada Carcará
Também localizado em um ponto estratégico da cidade, a Pousada Carcará é outra opção para quem não pode gastar muito, mas quer se hospedar em uma boa localização.

Oferece comodidades como piscina externa, bar ao lado da piscina, ar-condicionado, jardim, serviço de arrumação diária e de lavanderia, e mais.

A pousada está classificada como excepcional pelos usuários da Hoteis.com, com destaque para o café da manhã, a localização, a piscina e as acomodações.

Além das dicas acima, há ainda muitos hostels espalhados por todo o centro de Jericoacoara. O Camping da Natureza é indicado para os viajantes com a grana curta ou que gostam de acampar em uma área verde.

Como chegar
Para ir a Jericoacoara, o modo mais fácil e confortável é ir por Fortaleza, desembarcando no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De lá, alugue um carro ou siga de ônibus, em uma viagem que dura cerca de sete horas rumo a cidade de Jijoca.

De carro, pegue a rodovia CE-085. Não deixe de andar com um GPS, para ajudá-lo a se localizar em alguns trechos da estrada que leva até Jijoca ou Vila de Preá. Cuidado no trajeto, pois as trilhas são de areia e não têm sinalização, dificultando um pouco a locomoção para quem não tem experiência.

Por isso, é bom estar acompanhado por um guia local para indicar o melhor caminho. A dica é alugar um carro com tração 4×4. Atenção, em Jeri só podem rodar carros autorizados. Os carros sem autorização precisam ficar parados em um estacionamento.

Gostou das nossas dicas sobre Jericoacoara? Já conhece o lugar? Conte para a gente as dicas que você tem do destino nos comentários. Vamos adorar saber!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com