BlogHoteis.com

6 Dicas de Viagem a Paraty para curtir a cidade

Já tive oportunidade de ir à Paraty duas vezes na vida: a primeira quatro anos atrás, acompanhada do maridão e recentemente durante uma viagem a trabalho. As duas experiências foram inesquecíveis e por isso, resolvi escrever e compartilhar com vocês minhas melhores dicas para curtir essa cidade linda.

1. Road Trip até Paraty

Para quem é fã de road trip e está indo de São Paulo – como foi o meu caso – o passeio já começa pela estrada. As rodovias Ayrton Sena / Carvalho Pinto  são bem seguras e dá para aproveitar muito a viagem, já observando as belas paisagens no caminho.

Para quem vem de outras localidades do Brasil, Paraty fica mais ou menos no meio do caminho entre São Paulo  e Rio de Janeiro ,  então é interessante chegar até uma dessas duas cidades.  Se você optar por viajar de carro, esta é a distância entre as cidades :

São Paulo – Paraty (270 km) / Rio de Janeiro – Paraty (240 km) / Angra dos Reis – Paraty (100 km) / Trindade – Paraty (24 km).

2. Como escolher sua Pousada em Paraty

Onde ficar é uma das coisas mais importantes a se decidir quando vamos viajar. É essencial levar em consideração a sua programação e até o seu orçamento para escolher qual é a melhor opção.

viagem a paraty
Conforto e segurança de uma pousada bem escolhida não tem preço!

O Centro Histórico de Paraty é literalmente o coração da cidade, onde estão as principais lojas e de onde a maioria dos passeios saem. Para preservar sua conservação, não é permitido o tráfego de carros e as ruas são bem acidentadas. Uma dica importante é: Vá sem salto!

viagem a paraty
Sapato confortável é a melhor opção!

Já que é no Centro Histórico que as coisas acontecem, para quem gosta de comodidade, é uma boa opção ficar próximo.

Confira a lista das 15  Pousadas em Paraty mais reservadas pelos turistas da Hoteis.com. É  muito importante se hospedar nesses lugares incríveis, principalmente se você quiser curtir a cidade e aproveitar a noite e os restaurantes nesta região. Sempre tem atrações musicais, o que torna a vida noturna bem animada.

Inclusive, Paraty é uma grande referência culinária, o lugar perfeito para quem gosta de apreciar experiências gastronômicas inesquecíveis.

Agora, se você procura por noites mais tranquilas, prefira se hospedar em locais mais afastados. Geralmente, as pousadas oferecem serviço de translado para o Centro Histórico, basta agendar e ficar atento aos horários.

3. Compras em Paraty

Você encontrará diversas opções de lojas na Rua do Comércio. Desde grandes marcas como Richards, Osklen, Llenny Niemeyer, até lojas de artesanato, brexós e galerias com achados incríveis.

viagem a paraty
Além de lojas locais recheadas de artesanatos, é fácil encontrar grandes marcas em Paraty.

Confira também mais opções de compras na Rua da Lapa.

4. Passeios pelo Mar em Paraty

São muitas opções de passeios em Paraty: culturais, trilhas, cachoeiras, passeios de carro 4×4 e é claro, as Escunas e Traineiras.

viagem a paraty
As traineiras são um cartão postal da cidade.

Na minha última viagem para lá, optamos pelas Traineiras,  pois elas permitem a comodidade de fazermos nosso próprio roteiro, escolhermos o tempo de permanência em cada praia e pela exclusividade de ter um barquinho só nosso.

Visitamos duas praias no período de 3 horas, a de Tapera e a Praia Brava de Trindade. Foi uma delícia:

viagem a paraty
Forte da Tapera.

 

viagem a paraty
Praia Brava Trindade.

 

viagem a paraty

Você pode locar sua traineira por hora e caso você esteja em um grupo superior a quatro pessoas o passeio pode sair até mais em conta do que em uma Escuna, com todas as vantagens de flexibilidade que eu citei acima.

Outro diferencial entre a Traineira e a Escuna, é que geralmente as Escunas possuem restaurantes, onde é possível pedir almoço e nas traineiras, o ideal é você se preparar e levar seu próprio lanche e bebida para consumir ao longo do dia.

Para quem ama fazer fotos, a Traineira também é a melhor opção já o barco é de uso exclusivo.

viagem a paraty
Muitas fotos lindas ao longo do passeio de traineira.

5. Passeios Culturais em Paraty

Voltando às opções de passeio em terra firme, caminhar pelo Centro Histórico é algo que nos oferece uma viagem incrível ao passado daquele lugar. As fachadas tombadas e as ruas acidentadas nos ajudam a imaginar como era viver ali no passado.

viagem a paraty

Durante essa caminhada, é interessante reservar algumas horas para conhecer a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra de Paraty que funciona na Igreja Santa Rita, cartão postal da Cidade. Visite as exposições, a programação é sempre muito completa.

Paraty respira arte e cultura. Outra dica maravilhosa é conhecer as Galerias de Arte que estão espalhadas pela cidade.

Outras opções de passeios:

  • Visita aos Alambiques de Cachaça Artesanal, hoje em dia Paraty conta com 7 alambiques em funcionamento, antigamente contava com mais de 100.
  • Caminho do Ouro – A Estrada Real ou Caminho do Ouro em Paraty, foi construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, ligava Minas Gerais a Paraty, por onde descia o ouro dos portugueses. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois atravessa propriedades particulares.

6. Os melhores hotéis e pousadas de Paraty

E se já estiver planejando sua viagem, não deixe de conferir as opções de  hotéis em Paraty em até 12x sem juros na Hoteis.com. Para ajudar, confira a lista das 5 opções de hospedagem preferidas dos usuários:

1- Boutique Hotel Carpe Diem

2- Casa Mar Paraty

3- Rumo dos Ventos

4- Pousada Literária

5- Casa Turquesa

Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas para curtir Paraty, esta cidade linda e cheia de história para nos contar. Me sigam no Instagram também, para ver muitas dicas de moda, beleza e viagens!

Deusa Constanzi

Influenciadora Digital, Consultora de Imagem e Cool Hunter. Compartilho dicas de moda, beleza e viagens para inspirar mulheres a se sentirem mais confiantes.

Instagram: @deusaconstanzi

1 Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com