BlogHoteis.com

Viagem ao Guarujá: descubra a Pérola do Atlântico

O Guarujá é a cidade que fez parte da minha infância e onde moro hoje em dia. É o lugar onde consigo boa parte dos ingredientes do meu restaurante Madê, por se tratar um lugar muito próximo de Santos (separadas apenas por uma balsa super rápida, se não tiver fila). Se você está planejando uma viagem ao Guarujá, se liga nesse post!

Viagem ao Guarujá, a Pérola do Atlântico

Esse com certeza é um lugar que preserva muito bem suas riquezas naturais, o que, sem dúvida, dá charme ao Guarujá, conhecido também como a “Pérola do Atlântico“.

Alta temporada

Existe um contraste muito grande no fluxo de pessoas na alta e na baixa temporada no Guarujá, por isso tenho algumas dicas para dar a quem vai visitar a cidade nos dias de alta temporada.

A primeira de todas é: tenha paciência. A segunda é evitar os horários de pico, caso queira se locomover de um lugar a outro via automóvel, pois as conexões entre as praias são sempre de ruas estreitas e não é raro encontrar todo o trânsito parado.

Se você estiver com um pouco de pressa, evite as avenidas das praias. Mas, se quiser chegar rápido mesmo, vá de bicicleta. Essa com certeza é a melhor opção.

Praias no Guarujá

Sobre as praias, é difícil falar de todas, pois são 27 praias com diversas características, que podem se adequar ao seu estilo ou mesmo ao seu interesse em determinado dia. Escolhi 4 que são as minhas prediletas para diversas situações:

  • Praia do Tombo

Não é porque é a praia onde moro, mas sim porque acredito que, das praias mais próximas às partes habitadas do Guarujá, essa é a mais preservada e a que ainda não foi invadida por prédios enormes.

viagem ao Guarujá
Praia do Tombo é a mais preservada e a que ainda não foi invadida por prédios enormes

A água está sempre limpa e tem um visual de tirar o fôlego, com muita área verde. E, claro, também é a melhor praia para a prática de surfe do Guarujá.

  • Praia do Guaiuba

Na mesma linha da Praia do Tombo, porém com águas muito calmas, tem a Praia do Guaiuba. Ela é fechada por um tipo de condomínio, que não libera entrada de carros a não ser que sejam moradores.

viagem ao Guarujá
A Praia do Guaiuba é fechada por um tipo de condomínio

É uma praia ótima para levar as crianças, pois tem uma área grande, sem perigos. Um ponto muito importante é que talvez seja a única praia do Guarujá que tem um visual lindo para o pôr do sol, por conta da direção para onde a praia aponta.

  • Taguaíba

Isolada por um condomínio de casas luxuosas, a praia de Taguaíba tem um visual fantástico. Além disso, o canto esquerdo da praia é isolado por uma paisagem linda da Costa da Mata Atlântica.

viagem ao Guarujá
O canto esquerdo da praia é isolado por uma paisagem linda da Costa da Mata Atlântica

Na alta temporada, a dica é chegar cedo, pois o acesso para carros é limitado e você só consegue chegar a pé se for um super atleta! Rs

  • Praia Branca

Uma das mais isoladas, o acesso a essa praia se dá apenas por uma trilha de uns 20 minutos ou mais, dependendo da velocidade do percurso.

Existe uma vila de moradores que tomam conta dessa praia, sempre preservando tudo por lá e evitando bagunça. Há também alguns campings, por isso a praia é muito frequentada por quem curte acampar.

Mirantes

As praias são, claro, um grande chamariz do Guarujá, mas existem também outras atrações. Há, por exemplo, dois mirantes que são uma ótima dica para ver o nascer e pôr do sol, ou apenas ter uma vista incrível na cidade mesmo.

viagem ao Guarujá
O Mirante do Morro da Caixa D’Água, fica entre as praias do Tombo e Astúrias

São eles o Mirante do Morro da Caixa D’Água, que fica entre as praias do Tombo e Astúrias, e o Mirante do Morro do Maluf, que fica entre a praia do canto do Maluf e a praia da Enseada. Vale muito a visita!

Gastronomia no Guarujá

Um restaurante no Guarujá que vale muito a pena conhecer é o La Marina, que se mantém sempre fiel ao seu conceito e à sua essência.

O La Marina fica localizado dentro das Marinas Nacionais, que possuem o selo de certificação internacional Bandeira Azul, responsável por elevar o grau de conscientização das pessoas e promover a preservação do ambiente marinho e costeiro.

O restaurante nasceu em meados de 1979 e passou por uma grande reformulação em 2010. A mudança não se deu apenas em sua estrutura, mas também em sua culinária. Hoje, comandado pelo chef Felipe Cruz, o La Marina serve pratos que valorizam os ingredientes regionais e que fomentam a economia da região.

O menu da casa é variado, com predominância de peixes e frutos do mar. Segundo o chef, a ideologia da casa é produzir todos os alimentos do restaurante de forma artesanal, de acordo com a sazonalidade, respeitando o que há disponível em cada estação e o tempo de reprodução das espécies.

Vale uma visita para provar os pães artesanais, as cachaças infusionadas, a charcutaria de produção própria, os drinks com frutas da Mata Atlântica e, é claro, os peixes e frutos do mar.

Espero que essas dicas ajudem na sua próxima visita a essa cidade linda e cheia de belezas naturais.

Não deixe de consultar hotéis no Guarujá, no site da Hoteis.com, ou confira a seleção de melhores hotéis e pousadas na cidade. Lembre que a hospedagem é parte importante da viagem.

Até a próxima!

Dario Costa

Cozinheiro profissional e dono do restaurante Madê, em Santos.

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com