BlogHoteis.com
viagem a Capitólio

Viagem para Capitólio: tudo o que você precisa saber

Difícil não se apaixonar por Minas Gerais e seus rios e montanhas, cachoeiras e cerrados, cânions, vales, natureza sempre generosa. Isso sem falar na famosa receptividade do povo mineiro e sua irresistível culinária. Capitólio está numa região que reúne todos esses ingredientes e tudo que você precisa saber antes de sua viagem para Capitólio está nesta postagem. Confira!

Dicas sobre Capitólio e região:

Confira mais informações sobre Capitólio, nestes artigos já publicados:

• O que fazer em Capitólio, Minas Gerais

• Cidades para conhecer no Sul de Minas Gerais

• Top 10 melhores hotéis em Capitólio

• Restaurantes em Capitólio: descubra onde comer no destino

Aproveite para encontrar suas melhor hospedagem em Capitólio e aproveitar as vantagens da Hoteis.com.

Veja o que você vai encontrar neste artigo sobre Capitólio:

• Viagem para Capitólio: tudo o que você precisa saber

• Culinária mineira: onde comer bem na região

• Como se locomover em Capitólio

• Quando ir e quanto tempo ficar em Capitólio

• Como chegar em Capitólio

• Onde se hospedar na região de Capitólio

• Melhores pousadas e hotéis em Capitólio

Viagem para Capitólio: tudo o que você precisa saber

Entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, Capitólio é o destino para o viajante que gosta de natureza e aventura. No coração de Minas Gerais, a menos de 300 km da capital Belo Horizonte, a região reúne cânions e belíssimas cachoeiras, com águas cristalinas.

De maneira geral, o estado de Minas Gerais destaca-se pela beleza de suas montanhas, por lugares ainda a serem descobertos, entre matas nativas e regiões já modificadas pelas antigas fazendas, que guardam na arquitetura a história da riqueza que o ouro trouxe ao Brasil.

Em Capitólio, a paisagem é outra. Os vales da região de Furnas se contrapõem à grandeza da Serra da Canastra, formando paisagens de tirar o fôlego.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
Capitólio é o destino para o viajante que gosta de natureza e aventura

Assim é formado o cânion de Furnas, com seus paredões de mais de 20 metros e sua água turquesa, serpenteando pela paisagem, em distâncias sem fim. O local é carinhosamente chamado de “Mar de Minas” e certamente não fica atrás das belas paisagens marítimas de regiões litorâneas.

Capitólio deve ser aproveitada de todas as maneiras. Para uma visão mais completa da região e boas fotos gerais, o ideal é procurar um mirante. Para curtir um mergulho ou as cachoeiras do percurso, há sempre lanchas e outros barcos para levar o visitante para dentro dos cânions.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
Capitólio é carinhosamente chamada de “Mar de Minas”

Para chegar ao Mirante, saia de Capitólio com destino a MG-050. Passando o Restaurante Lagoa Azul, a cerca de 1 km, você encontrará a entrada. Dali, basta andar numa pequena trilha.

Para acessar a Lagoa Azul, uma das mais procuradas de toda a região – não sem motivos, diga-se de passagem -, além do caminho por terra, que passa exatamente por esse mesmo restaurante, também é possível chegar com as embarcações.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
Lagoa Azul, uma das mais procuradas de toda a região

Por se tratar de uma propriedade particular, é obrigatório o pagamento de uma taxa para a visitação. Se quiser aproveitar o local com mais privacidade, chegue o mais cedo possível.

Outro ponto bastante procurado por quem está curtindo uma viagem para Capitólio  é a cachoeira do Grito. Suas águas transparentes formam um grande poço, onde os visitantes podem nadar e se refrescar depois de uma trilha ao sol. É um caminho com poucos lugares de sombra, o que sugere que o passeio seja feito logo nas primeiras horas do dia.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
No fim da trilha, está o Poço Dourado, que vale cada suor da caminhada

A dica é jamais se esquecer de protetor solar, um bom chapéu ou boné e até mesmo óculos de sol, além de muita água para se hidratar no caminho. Mas a recompensa vale a pena. No fim da trilha, está o Poço Dourado, onde os raios de sol invadem a água pura para formar essa maravilha que vale cada suor da caminhada.

E, se o assunto é caminhada com paisagens estonteantes, outra coisa que você precisa fazer na sua viagem para Capitólio é visitar a Trilha do Sol.

Além da vegetação abundante, com flores e plantas exóticas por todo o caminho, o visitante também vai se deparar com piscinas naturais e paredões rochosos no percurso, depois de apenas 15 minutos de trilha leve, seguindo a partir da Pousada Trilha do Sol.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
Na Trilha do Sol o visitante também vai se deparar com piscinas naturais

Se quiser uma visão mais ampla de toda região, reserve o fôlego para subir no Morro do Chapéu. Trata-se de um mirante com 1.293 metros de altura, de onde é possível avistar parte do Lago de Furnas e algumas cidades em seu entorno. Do alto do morro, o visitante terá uma noção mais aproximada da riqueza da flora local, em suas partes de cerrado e de mata. Bromélias e Orquídeas rivalizam a atenção para as melhores fotos.

Aproveite o passeio para visitar a Capela de Nossa Senhora dos Desamparados, com as muralhas de pedra de autoria do artista Nestor Caetano. Tire também um tempo para conhecer as belezas do Paraíso Perdido, a pouco mais de 40 km de Capitólio, rumo a Passos. São várias piscinas e quedas d’água intercaladas, também numa propriedade particular com cobrança de taxa.

Há muito o que fazer na sua viagem para Capitólio
Conheça a cachoeira do Filó, perto da Usina Hidrelétrica de Furnas

Se você ainda tiver fôlego e tempo, visite a cachoeira do Filó, perto da Usina Hidrelétrica de Furnas. Dê um pulinho na cachoeira do Lobo, na cidade de Guapé, ao lado de Capitólio e, para se refrescar, veja o pôr do sol na prainha de Capitólio.

Nessa “praia”, além de dar um mergulho, o visitante pode aproveitar para experimentar as iguarias dos restaurantes locais e caminhar no calçadão, onde muitos turistas também estarão praticando suas corridas no fim do dia.

Se, depois de tanta tranquilidade, o visitante precisar de um pouco de agito, é só dar um pulinho nas Escarpas do Lago, a região mais badalada, com casarões e boas opções de lugares para aproveitar a noite.

Culinária Mineira: onde comer bem na região

A culinária mineira é uma das mais consagradas entre o que há de melhor quando o assunto é gastronomia brasileira. Não é preciso ser requintado para ser um bom restaurante em Minas. Basta ter à frente das receitas alguém que conheça as peculiaridades tão especiais que tornam os pratos verdadeiras iguarias.

Na viagem para Capitólio, inclua bons restaurantes de culinária mineira
Minas Gerais tem fama de ter a melhor cachaça do Brasil, não deixe de experimentar

A carne de porco, em todas as suas variações, é um dos xodós dos restaurantes típicos. Ainda se cozinha na banha do porco e ainda se come o torresminho com gotas de limão, acompanhando pela melhor cachaça do Brasil. Um dos programas mais deliciosos durante a viagem para Capitólio é escolher entre essas maravilhas da culinária mineira.

Restaurante Tropeiro Capitólio

Se você puder, comece a experiência gastronômica com uma boa cachaça da região para abrir o apetite. Nesse restaurante típico mineiro, é quase um sacrilégio não começar os “trabalhos” degustando uma aguardente, a menos que não aprecie ou esteja proibido.

Na viagem para Capitólio, inclua bons restaurantes de culinária mineira
Experimente a porção de torresmo do Restaurante Tropeiro Capitólio

Passe pelas porções de linguiça com mandioca ou torresmo e, depois, deleite-se com o que há de melhor na cozinha mineira: o feijão tropeiro ou o tutu, as costelinhas de porco, o lombo, o frango ensopado. Se preferir, a tilápia recheada também é uma surpresa maravilhosa no cardápio.

Restaurante do Turvo

O Restaurante do Turvo, à beira do Rio Grande, na zona rural de Capitólio, é um dos melhores locais para terminar o dia. No cardápio variado, os peixes comandam as preferências. As traíras são servidas com várias opções de recheio.

Na viagem para Capitólio, inclua bons restaurantes de culinária mineira
O Restaurante do Turvo, na zona rural de Capitólio, é um dos locais para terminar o dia

A “Traíra à Pizzaiolo” leva palmito e milho verde na receita e é um dos pratos mais famosos do lugar.

Esse restaurante é sinônimo de culinária caseira de fazenda, em galpão rústico e familiar, com muitas especialidades interioranas servidas à la carte.

Cozinha Da Roça

Na região das Escarpas do Lago, o Cozinha da Roça é outro daqueles restaurantes típicos, mas que também servem os peixes da região com destaque em seu cardápio.

Na viagem para Capitólio, inclua bons restaurantes de culinária mineira
Não deixe de provar o doce de leite feito no próprio restaurante, servido com o queijo branco

Aqui, é a tilápia recheada que faz o papel de carro-chefe entre os pescados. Depois de degustar um bom prato mineiro, não deixe de provar o doce de leite feito no próprio restaurante, servido com o queijo branco também tradicional.

Como se locomover em Capitólio

Falemos sobre a alternativa ideal: veículos 4×4. Com estradas de terra em toda a zona rural, os veículos tracionados são sem dúvida a melhor alternativa para se locomover pela região de montanhas e vales em Capitólio. Mas, claro, se você não é um jipeiro e nem possui uma caminhonete tracionada, fique tranquilo, não é por isso que você vai perder os melhores passeios.

Os veículos comuns quase sempre dão conta do recado, a menos que tenha chovido muito na região. Nesse caso, é bom se informar sobre as condições das estradas antes de se aventurar.

Vale muito a pena fazer uma viagem a Capitólio e conhecer as belezas naturais
Não deixe de visitar as belas cachoeiras de Capitólio

Há aqueles que preferem percorrer estradas e trilhas com suas motocicletas, o que também é uma boa opção. Mas é preciso cuidado, porque, nas entradas das propriedades particulares, existem os famosos “mata-burros”, que podem se tornar uma armadilha para veículos de duas rodas. E, claro, sempre utilize o capacete.

Assim como os apaixonados por motos, há os que adoram uma trilha de bike. O aviso é: só se arrisque se estiver com o fôlego em dia e os músculos preparados. São muitos aclives e declives no percurso.

Vale muito a pena fazer uma viagem a Capitólio e conhecer as belezas naturais
Aproveite lanchas e barcos se quiser curtir um mergulho ou cachoeiras durante o percurso

Se sua alternativa é ir sem carro ou moto, então a solução é se hospedar em alguma das pousadas que oferecem os serviços de lancha para os passeio pelos rios. Esse é um serviço comum, prestado por grande parte das hospedagens, principalmente as que estão na zona rural.

Há sempre a alternativa dos serviços de Turismo Receptivos locais, com várias rotas e guias que levam o visitante para os pontos mais interessantes.

Quando ir e quanto tempo ficar em Capitólio

A escolha da data da viagem pode ser muito importante. Nos meses de verão, quando a chuva é mais constante, as estradas de terra podem ficar em situação precária para o trânsito de veículos normais. Mesmo que a administração pública cuide com frequência, o excesso de chuvas pode ser um problema para os que não possuem os carros tracionados.

Então, se você não quer arriscar, escolha entre os meses de abril a outubro para a sua viagem para Capitólio. São meses em que a possibilidade de muita chuva é quase nula. Claro que sempre haverá uma ou outra precipitação, mas, nesses meses em particular, a média é bastante baixa.

Vale muito a pena fazer uma viagem a Capitólio e conhecer as belezas naturais
A escolha da data da viagem pode ser muito importante para sua viagem

Quanto ao tempo de permanência na região, sejamos sinceros. Se o visitante pretende ficar apenas um fim de semana, dois dias no máximo, certamente vai levar para casa fotos incríveis, a experiência de uma ou duas cachoeiras e os sabores de um ou dois restaurante, entre tantos na região.

Mas não terá a experiência completa de realmente mergulhar nas belezas e surpresas de uma viagem para Capitólio. Portanto, se possível, o recomendado é reservar pelo menos 4 ou 5 dias para poder aproveitar como se deve esse passeio.

Vale muito a pena fazer uma viagem a Capitólio e conhecer as belezas naturais
Reserve pelo menos 4 ou 5 dias para aproveitar Capitólio como se deve

É bom lembrar que a região toda possui opções muito bacanas. Cidades próximas a Capitólio também abrigam lindas cachoeiras e outras atrações que valem a pena serem conferidas pelo visitante. Também é preciso ficar atento aos festejos locais, sempre muito peculiares e com todo o clima e cultura que enriquecem o estado de Minas Gerais.

Como chegar em Capitólio

Primeiramente, vale lembrar que não existem aeroportos próximos a Capitólio e às cidades em seu entorno. Portanto, se você está vindo de algum lugar mais distante no Brasil, sua melhor opção é pegar um voo até Belo Horizonte e, de lá, alugar um carro ou ir de ônibus (a empresa Gardênia opera linhas diretas).

Já para quem está vindo de lugares próximos a Minas Gerais, como de São Paulo ou Rio de Janeiro, é possível optar entre viajar de ônibus ou carro.

De ônibus, a partir de São Paulo, há a viação União, que sai do Terminal Rodoviário Tietê e vai direto para Capitólio. Já do Rio de Janeiro, será necessário ir primeiro para Belo Horizonte (com as viações Cometa ou Útil), para então chegar a Capitólio.

Vale muito a pena fazer uma viagem a Capitólio e conhecer as belezas naturais
Não existem aeroportos próximos a Capitólio, mas há diversas formas de chegar até lá

De carro, há 3 opções saindo de São Paulo: pela BR-146 (sentido Campinas), pela BR-381 (sentido Pouso Alegre) ou pela BR-050 (sentido Jundiaí). A decisão realmente fica por sua conta, pois, independentemente de qual delas você escolher, as estradas estão em ótima qualidade e você irá chegar em cerca de 6 horas.

A partir do Rio de Janeiro, são 2 opções: por Resende (pela rodovia BR-354), onde a viagem é mais curta (cerca de oito horas) e a estrada está em melhor qualidade; ou por Teresópolis (sentido Juiz de Fora), por onde a viagem já é um pouco mais longa (cerca de 10 horas) e a rodovia BR-265 está em uma condição mais precária.

Onde se hospedar na região de Capitólio

Além da região central da cidade, como o bairro Bela Vista, as opções de hospedagem em Capitólio incluem vários locais da zona rural. Ao redor do lago de Furnas há boa opções, com a possibilidade de passeios de barcos e lanchas. Mas também existem pousadas e hotéis em condomínios, inclusive na região das Escarpas do Lago.

O visitante pode escolher entre lugares mais agitados, como o centro de Capitólio e as Escarpas do Lago, onde há muitos bares e restaurantes, ou hospedagens mais tranquilas, próximas a algumas das melhores atrações turísticas da região, com possibilidades de prática de ecoturismo, turismo de aventura, mountain bikes, passeios de cavalos e outras alternativas.

Melhores pousadas e hotéis em Capitólio

Balneário do Lago Hotel

Balneário do Lago Hotel está a 13 km da cidade de Capitólio e a 34 km dos cânions e cachoeiras do parque natural Paraíso Perdido.

Os quartos casuais oferecem Wi-Fi gratuito, TV e frigobar. Alguns quartos têm varanda mobiliada com vista para o lago, e os quartos de categoria mais alta dispõem de TV com tela plana. As suítes têm banheira de hidromassagem e área de estar separada.

Reserve um dos melhores hotéis na sua viagem para Capitólio
Quarto casal standard, no Balneário do Lago Hotel

O café da manhã e o estacionamento são gratuitos e o serviço de quarto está disponível. Há ainda um restaurante aberto e bem iluminado, além de cinco piscinas (sendo duas cobertas) e um bar ao lado da piscina. Outras comodidades incluem sauna, sala de jogos, espaço de recreação e playground.

Pousada Mar de Minas

Localizada à margem do Lago de Furnas, a Pousada Mar de Minas fica a 5 km da Prainha de Capitólio, uma praia artificial, a 6 km da cidade de Capitólio e a 14 km da cachoeira do Grotão. As 12 suítes simples oferecem TV com tela plana, frigobar, terraço mobiliado com vista para o lago e Wi-Fi.

Reserve um dos melhores hotéis na sua viagem para Capitólio
Quarto luxo, na Pousada Mar de Minas

O buffet de café da manhã é gratuito e um café bar arejado oferece vista para o lago. Outras comodidades incluem piscina externa e equipamentos de remo em pé, além de um píer para passeios de barco. Um jardim conta com redes, playground e área para churrasco.

Rancho Coração Aberto

Os 7 quartos possuem ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. O Rancho Coração Aberto oferece uma bela piscina externa, serviço de quarto, arrumação diária, lavanderia, serviços de concierge, armazenamento para bagagem, assistência para excursões e ingressos e bicicletas para os hóspedes.

Há ainda a possibilidade de mountain bike na região da pousada. Está a pouco mais de 5 km da prainha e a 27 km dos cânions de Furnas.

Reserve um dos melhores hotéis na sua viagem para Capitólio
Quarto triplo, no Rancho Coração Aberto

O rancho ainda oferece área de jantar e sala de estar separados. A recepção funciona 24 horas por dia. O café da manhã é gratuito, bem como o estacionamento. Pode-se alugar também cavalos para passeios próximos da pousada.

Pousada Quintal da Lua

A Pousada Quintal da Lua é um lugar para quem busca privacidade e tranquilidade. São apenas 3 quartos, todos com ar-condicionado e arrumação diária. Há uma piscina externa com deck, sauna seca para os hóspedes e um belo jardim para descanso e leitura.

A pousada fica a poucos minutos de caminhada da prainha e pouco menos de 30 quilômetros dos Cânions de Furnas.

Reserve um dos melhores hotéis na sua viagem para Capitólio
Suíte standard, na Pousada Quintal da Lua

O café da manhã é especial, com pratos e quitutes da culinária local, servido como cortesia aos hóspedes. Há também sistema de Wi-Fi gratuito. Uma criança (de até 4 anos) se hospeda gratuitamente, ocupando o quarto dos pais, usando as camas existentes.

Obba Coema Village Hotel

Localizado às margens do Lago de Furnas, o Obba Coema Village Hotel fica a 3,2 km da rodovia estadual MG-050, a 14 km dos cânions de Furnas e a 22 km da Represa de Furnas.

Os quartos e suítes simples dispõem de TV, Wi-Fi gratuito e frigobar. Os quartos e suítes de categoria mais alta têm algumas características extras, como sala de estar, banheiro extra e banheira de hidromassagem.

Reserve um dos melhores hotéis na sua viagem para Capitólio
Quarto Casal Standard, no Obba Coema Village Hotel

O buffet de café da manhã gratuito é servido em um restaurante descontraído. Outras comodidades oferecidas pelo hotel incluem lojas, centro de convenções e piscina estilo lagoa com bar. Há ainda um heliporto, rampa de acesso a barco, canil e espaço de recreação para crianças.

Nossas dicas sobre Capitólio foram importantes para sua viagem?

Então compartilhe com os amigos! Reserve agora seu hotel em Capitólio no site da Hoteis.com. A cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis! Conte-nos sua experiência!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com