BlogHoteis.com

Visite a Praia do Rosa, em Santa Catarina

O que fazer na Praia do Rosa

Para fugir da correria do dia a dia nada como dar uma escapada de alguns dias para curtir e aproveitar a natureza. Uma excelente sugestão para essa escapada é a praia do Rosa, que fica em Santa Catarina e está a 90 km de distância da capital Florianópolis.

O destino é um exemplo de lugar super bem preservado no Brasil, em um clima perfeito para quem deseja descansar. Esqueça o trânsito, o estresse e as tarefas corriqueiras.

Praia do Rosa, Santa Catarina

Aqui, o foco é contemplar as belezas naturais e toda a atmosfera colabora para bons momentos de tranquilidade. Até mesmo o acesso restrito à praia traz um charme a mais. Só há duas maneiras de chegar até aqui de carro: pela Rosa Norte ou pela Rosa Sul.

No post de hoje, selecionamos algumas dicas do que fazer na praia do Rosa, considerada uma das melhores praias do Brasil.

Para facilitar a organização da sua viagem, visite o site da Hoteis.com e reserve a sua hospedagem pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF. Agora, vamos às dicas?

Atividades e atrações numa das praias mais bonitas de Santa Catarina
Aproveitando o que a região tem de melhor a oferecer aos visitantes, boa parte das atrações da praia do Rosa envolve o contato com a natureza e a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Começando pelas trilhas da região, vale a pena pedalar. Essa é uma atividade bastante cultuada por aqui, com a oferta de trilhas com diferentes trajetos e em vários níveis de dificuldade. Independente de qual aventura você encarar de bike, temos certeza de que irá se deparar com paisagens belíssimas pelo caminho. Vale lembrar que, no final de outubro, a praia do Rosa recebe o campeonato de Bike Marathon, que já faz parte do calendário oficial de eventos do destino.

É legal também optar pela caminhada nas trilhas ecológicas da praia do Rosa. Por isso, não deixe de encarar uma trilha para conhecer as cachoeiras e as piscinas naturais, que são passeios imperdíveis por aqui. Ou seja, além da belíssima costa, a praia do Rosa ainda tem outros tesouros escondidos. E, por falar em tesouros, diz a lenda que vários deles estão escondidos na trilha de passagem de D. João VI.

O passeio, que percorre o Caminho do Rei, permite conhecer vários lugares ainda preservados e observar as belezas naturais e as várias espécies de plantas da região, com destaque para as bromélias. Ao longo de 6 km de extensão, a trilha leva até a praia do Luz e tem como ponto alto a possibilidade de visualizar a lagoa de Ibiraquera.

Já na volta, você pode seguir pela trilha do Mudo, que vai da praia do Luz ao Portinho do Rosa e tem várias barracas bem rústicas dedicadas à pesca. Outra opção é desbravar a trilha da Praia Vermelha, que vai do canto norte da praia do Rosa até a praia Vermelha. Tudo isso contornando uma costa com paisagens belíssimas. Nem precisamos dizer que essa última alternativa é uma das mais procuradas por lá, certo?

Trilha para a praia do Rosa

Muitos visitantes procuram as trilhas, que também são percorridas a cavalo. Os passeios podem ser mais curtos e com menor esforço, em uma espécie de tour pela região, ou ainda em um nível mais hard e de maior duração. Essa última opção permite desvendar os caminhos das encostas dos morros da Encantada e da Ressacada.

Quem curte esportes radicais tem um motivo pra lá de especial para conhecer a praia do Rosa: aqui você poderá praticar paraquedismo, uma das atividades mais eletrizantes e indescritíveis para quem tem alma aventureira. A vista do Rosa de cima é surreal e, graças a essa atividade, você vai poder admirar as belezas naturais de um ângulo diferente. Nesse esporte radical, você vai saltar de um pequeno avião em queda livre, alcançando velocidades entre 200 e 350 km/h, até que o paraquedas se abre e você realizará o pouso.

Se a sua praia (com o perdão do trocadilho) é a prática dos esportes aquáticos, a praia do Rosa não decepciona. O surf é o esporte mais conhecido e difundido no destino. Não à toa, a praia foi revelada ao mundo pelos próprios surfistas, nos anos 70, e caiu no gosto popular desde então.

Por ter boas condições climáticas, como ventos adequados e boas ondas, a praia do Rosa é perfeita para quem quer surfar. Interessados em começar a praticar esportes podem se inscrever em uma das escolas de surf. Outro destaque daqui são as lojas e barzinhos voltados para o estilo de vida surfista.

Além do surf, amantes de esportes em alto mar podem praticar windsurf e o kitesurf. A 3 km da praia do Rosa, a Barra da Lagoa de Ibiraquera é o lugar ideal para a prática de kitesurf wave e windsurf wave. Com escolas, oficinas de reparos e toda a estrutura necessária, a região é perfeita tanto para quem já pratica, quanto quem quer começar nesses esportes. A lagoa de Ibiraquera tem ventos regulares e conta com pouca profundidade. Ou seja, é ótima e bem segura para os dois esportes.

Embora a praia do Rosa viva seus dias de glória no verão, o inverno também reserva boas surpresas para os turistas. Amantes da natureza e do mar vão curtir muito visitar a região nos meses mais frios do ano. O período que corresponde ao inverno é ótimo para realizar um dos passeios mais incríveis da região: a observação da baleia franca. Nessa época, a espécie se afasta da Antártica e costuma se aproximar da costa catarinense. A visita acontece entre os meses de julho e outubro.

Essa praia é um excelente point para observar essa espécie. Aqui, é possível ver as baleias francas na beira da praia, sobre as dunas ou em cima dos morros. O Instituto Baleia Franca, inclusive, revelou que a cidade de Imbituba, onde está localizada a praia do Rosa, é o lugar que registra o maior número de baleias na temporada. A cada ano, cerca de 60 desses animais são vistos no litoral.

Conheça também as praias e ilhas da região
Não deixe ainda de fazer passeios de barcos para as praias e ilhas que ficam próximas da praia do Rosa. Os destaques são a ilha da Batuta, o ilhote do Siriú e a ilha do Papagaio. Interessados em desbravar as belezas além do Rosa, devem procurar o Portinho, que fica ao lado do Rosa Sul. Os botes partem de lá às 8:30 da manhã, quando o mar está em boas condições.

Durante a sua estada na praia do Rosa, vale a pena também dar uma esticadinha até as outras praias vizinhas. A praia do Luz, por exemplo, é pequena em extensão, mas também uma das bonitas. O lugar é point para a galera do surf e do windsurf. Na parte norte da praia, você vai encontrar trilhas de onde é possível avistar a baleia franca, entre os meses mais propícios para a observação.

A praia de Siriú também é um dos destaques da região. Sua vegetação é exuberante e, aqui, o visitante tem um convite para nadar nas águas doces do rio Siriú, além de curtir dunas de até 5 km, pescar na lagoa e aproveitar uma cachoeira com água geladíssima.

A pesca na lagoa Siriú é uma ótima opção para descanso

E por falar em pesca, a praia do Silveira tem o ambiente bem propício para isso. Aqui, a preservação ambiental é levada à sério. A praia é super preservada pelos moradores, que a protegem dos impactos da urbanização desenfreada.

Outro ponto de encontro dos surfistas, a praia de Garopaba tem ondas surreais que atraem visitantes de vários cantos do Brasil. Seu cenário inclui ainda lagoas, montanhas, rios e costões. Em indígena, Garopaba significa “barco, canoa”. A praia recebeu esse nome por conta, justamente, das embarcações que transitam pela região.

Queridinha de paulistas e gaúchos, a praia da Ferrugem fica a 5 km de Garopaba, sendo uma das mais movimentadas de Santa Catarina. O lugar é perfeito para quem curte badalação, uma vez que reserva barzinhos e várias opções de entretenimento para quem busca agito.

A Praia Vermelha fica em Imbituba, sendo uma ótima opção para quem quer uma praia limpa e preservada. Trata-se de uma praia privada (é propriedade da família Gerdau), mas com acesso público garantido e à pé. Para chegar até ela é preciso encarar uma das duas trilhas disponíveis. A primeira sai do canto esquerdo da praia do Rosa. Já a segunda trilha tem seu início na praia do Ouvidor, com trajeto cimentado.

Entre a Praia da Ferrugem e a Praia Vermelha, não deixe de conhecer também a Praia do Ouvidor, que fica em Garopaba e é um lugar de belezas sem igual e ótimo para descansar.

Na região da Praia do Rosa, não deixe de conhecer também a Lagoa de Ibiraquera, famosa pela pesca do camarão rosa.

Boas opções de hospedagem
Para completar seu pacote de férias na Praia do Rosa, confira algumas opções de hospedagem na região. O legal aqui é ficar em uma pousada, que são onde você encontrará comodidades, mas também vai poder aproveitar a vibe roots do lugar. Confira abaixo a lista com as opções mais reservadas pela hoteis.com e que são garantia de satisfação!

Pousada The Rosebud
Pousada Areias Do Rosa
Natribu’s Pousada
Pousada Morada da Praia do Rosa
Pousada Demarchi

Informações úteis para quem vai para a praia do Rosa
Separamos algumas informações bem importantes e que podem servir como uma espécie de “manual de conduta” para quem está programando uma visita a essa praia incrível. Essas diretrizes colaboram para deixar o destino ainda mais harmonioso, calmo, pacífico e trazem algumas dicas básicas que você deve seguir para ter uma estada bem tranquila por aqui. Entre no clima da praia do Rosa!

Confira abaixo!

  • Amar e respeitar a natureza;
  • Contribuir pela tranquilidade e silêncio do local;
  • Aproveitar para caminhar e andar de bicicleta;
  • Respeitar a cultura local;
  • Desfrutar de um verão de muitas aventuras e/ou um inverno romântico;
  • Beber muita água;
  • Usar protetor solar;
  • Levar um chapéu para a praia;
  • Cuidar de seu lixo e manter as praias limpas;
  • Ter sempre um repelente para se proteger dos insetos.

E aí, pronto para curtir um dos destinos mais good vibes do país? Deixe aqui nos comentários qual é a atividade que você mais quer fazer na praia do Rosa.

Hoteis.com

11 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com