BlogHoteis.com

Visite Aparecida do Norte, um dos símbolos da fé no Brasil

Visitando o maravilhoso santuário de Nossa Senhora: turismo em Aparecida do Norte

Todo ano, cerca de 12 milhões de turista peregrinam até Aparecida do Norte para visitar a Basílica Nova de Aparecida. A igreja comporta, em seu interior, até 45 mil pessoas por cerimônia. Não à toa, esses números fazem do destino o maior santuário dedicado à Maria, no mundo todo. na cidade, tudo gira em torno da padroeira do Brasil, que oficialmente se chama apenas Aparecida.

A imagem, encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, no rio Paraíba, em 1717, é um dos pontos altos da visita à Aparecida. Diz a lenda que, primeiro, os 3 encontraram o corpo da imagem. E, tempos depois, localizaram a cabeça.

Aparecida
Basílica Nova de Aparecida, Aparecida do norte

Não demorou muito para a fama e a devoção se espalharem pelo país. Mas foi só no século 20 que a santa passou a adotar, oficialmente, seu traje característico: manto azul e coroa de ouro. Vale lembrar que a coroa de ouro com diamantes cravejados foi presente da Princesa Isabel, em 1884, em agradecimento pela gravidez. Alguns vários anos depois, Nossa Senhora passou a ser a padroeira do Brasil e, o dia 12 de outubro, ficou marcado como um feriado nacional em sua homenagem.

Fique atento ao calendário! Em outubro, por causa desta data, o destino é tomado por peregrinos, que vêm de várias partes do país em devoção à Nossa Senhora. Por isso, se o seu objetivo é fugir das multidões, considere outros meses para visitar o santuário.

Confira abaixo nossas dicas de atrações e de como aproveitar esse destino de fé e adoração.

Ah! Antes de mais nada, uma dica importante para sua hospedagem: na Hoteis.com, você pode reservar seu hotel pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Atrações imperdíveis em Aparecida do Norte

Comece seu roteiro visitando a grandiosa Basílica Nova de Aparecida, impressiona os visitantes que chegam pela Rodovia Dutra. Todo o santuário está localizado em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, sendo que, só a Basílica, ocupa quase 72 mil m². Ou seja, é equivalente a oito campos de futebol.

Sua construção em formato de cruz abriga a cultuada imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que mencionamos anteriormente. Aliás, vale lembrar que o lugar abriga ainda um pequeno museu sacro, instalado numa das colunas do templo que também funciona como um mirante.

Se tiver a oportunidade, assista à celebração de uma missa neste igreja, que é cercada por verdadeiras obras de arte e vitrais coloridos que mudam de cor conforme a luz. Repare nos símbolos e desenhos do teto, paredes, piso e mosaicos. Tudo muito incrível!

No lado direito do altar, o visitante vai encontrar a Capela do Santíssimo. Nela, há uma cúpula totalmente revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro e mosaicos onde estão representados os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, João e Lucas. Fazendo uma referência ao Jesus presente como o pão e o vinho das celebrações, o visitante poderá ler a frase “Panis Algelorum Cibus Viatorum”, que significa “Pão dos anjos, alimento dos viandantes”. Uma clara alusão aos fieis que peregrinam até Aparecida.

Conheça também a Capela de São José, localizado à esquerda do altar. Com várias estrelas de Davi, o lugar é repleto de simbologias. Representando o sonho bíblico em que o anjo Gabriel diz a São José para acolher Maria como esposa, observe o painel central.

Aparecida
Laços de promessas, Aparecida do Norte

E, por falar em observar, aproveite para admirar a Cúpula Central, considerada a principal obra de todo Santuário. No total, conta com 34 m² de diâmetro e está a 17 metros de altura. O espaço foi, recentemente, inaugurado. Aqui, está representada a Árvore da Vida. A arte representa o centro da fé dos cristãos, Jesus Cristo. A cruz vazada, com 8 metros de altura, ganha o significado de tronco da árvore.

Quem viaja a Aparecida, com certeza, quer admirar a imagem da santa de pertinho. Em dias de semana e fora da “muvuca” dos feriados, dá pra fazer isso com calma, possibilitando que você pare para observar Nossa Senhora. A santa fica em um nicho, que também tem detalhes em pastilhas pintadas a ouro. Toda estrutura tem cerca de 37 metros de altura. Com muitas simbologias, detalha a pesca que ocasionou o encontro com a imagem da santa.

Já no subsolo da Basílica fica a sala de promessas. Prepare-se para se espantar com a grande quantidade de objetos doados por fiéis e devotos de Nossa Senhora. O acervo é tão vasto que se divide em várias sessões como: a do trabalho, com becas e diplomas, a de famosos, que conta com uma camisa do Ronaldo Fenômeno, e a de materiais hospitalares, com pedras que foram extraídas dos rins e tubos de ensaio com sangue de pessoas que estavam doentes se curaram. A área que corresponde ao estacionamento tem um shopping com praça de alimentação e lojas que vendem artigos religiosos e lembrancinhas da cidade.

Não deixe de dar uma passadinha na Velha Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Matriz Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Após uma longa reforma, o local foi reaberto e está ainda mais bonito e renovado. Construída em estilo barraco, a Velha Basílica ocupa o local da primeira erguida em homenagem à Nossa Senhora, em 1745. Antes de “morar” no Santuário, a antiga Basílica era a casa da imagem de Nossa Senhora.

Saindo do complexo do Santuário, para chegar até a antiga Basílica, pegue a Passarela da Fé. No total, são apenas 10 minutinhos de caminhada.

Aparecida
Passarela da Fé, Aparecida do Norte

Um dos lugares símbolo de Aparecida, a Passarela da Fé tem 390 metros de extensão e leva o visitante de dentro do santuário até a parte externa. Muitos pagadores de promessa costumam atravessar a passarela de joelhos, como símbolo de agradecimento pela graça alcançada, em uma das mais belas imagens de fé e devoção.

Aliás, percorrer o caminho da fé é outro passeio emocionante no santuário e que pode ser feito saindo de cidades como São Carlos, Cravinhos, Paraisópolis, Águas da Prata, Descalvado, Mococa e Tambaú. Dentre as opções, o trajeto mais curto é o que sai de Paraisópolis. No total, são 134 km a serem percorridos em 6 dias de peregrinação.

Já pelo caminho mais longo e árduo, o fiel terá que percorrer mais de 500 quilômetros. Um estímulo para quem vai encarar essa aventura é que, a cada parada, o visitante tem um novo carimbo na sua credencial. A caminhada pode ser feita individualmente ou em grupo, em qualquer época do ano.

Se a visão do santuário já é incrível a partir da Dutra, imagine de cima? Essa é a proposta do teleférico, que recebe o nome de Bondinho Aparecida. Ele é uma das ligações entre o Santuário Nacional e o Morro do Cruzeiro, um dos principais pontos de peregrinação da cidade. Aqui, os fiéis podem ver a representação das 14 estações da Via Sacra.

São 47 cabines que percorrem 1100 metros, possibilitando uma vista panorâmica do Santuário. Portanto, não deixe de conferir o Bondinho e dar uma esticada até o Morro do Cruzeiro.

Onde se hospedar em Aparecida do Norte

Quer curtir a cidade com calma e sem pressa? Confira 4 opções de bons lugares para ficar e aproveitar ao máximo a cidade.

1. Hotel Rainha do Brasil

Dentre os mais buscados pelos turistas está o Hotel Rainha do Brasil, que conta com estrutura 4 estrelas. Está a 27 minutos de caminhada do Santuário e a 23 minutos de distância do Aparecida Shopping. Buscando oferecer maior comodidade ao hóspede, estabelecimento tem serviço de traslado local, 2 restaurantes, academia, piscina interna, quartos com ar-condicionado, sala de jogos, café da manhã incluso e Wi-Fi gratuito. Quem já se hospedou aqui destaca o bom atendimento, a atmosfera incrível, a ótima localização e a boa infraestrutura dos quartos como pontos principais.

Aparecida

2. San Diego Express Aparecida

Outra boa opção de hospedagem para os romeiros é o San Diego Express Aparecida em Aparecida . Na categoria 3 estrelas, suas instalações são simples e confortáveis. Ou seja, é uma boa pedida para dar uma descansada depois de muito caminhar pela cidade. O estabelecimento atende bem famílias com crianças, já que conta com um parquinho para os pequenos se divertirem. Outros pontos positivos são o café da manhã e Wi-Fi gratuitos, quartos com ar-condicionado e o serviço de armazenamento de bagagens. Também está a 20 e poucos minutos de distância do Santuário.

Aparecida

3. Hotel Santo Graal

A 2 minutos a pé do Santuário de Nossa Senhora, o Hotel Santo Graal é imbatível no quesito localização. Sua atmosfera também colabora muito com o aspecto espiritual da viagem, considerando sua infraestrutura simples e funcional. Os peregrinos que se hospedam aqui podem contar com café da manhã inclusivo, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, uma pequena piscina com um barzinho e um restaurante. Outra vantagem é que ele está a 4 minutos do Aparecida Shopping.

Aparecida

4. Hollywood Palace Hotel

Também pertinho do Santuário, o Hollywood Palace Hotel fica a cerca de 8 minutos de distância do complexo. Bem simples e com instalações mais rústicas, o estabelecimento é uma boa pedida para quem quer um lugar sem frescuras para passar a noite, com bom custo/benefício. Portanto, não espere luxo ou ostentação, pois esse não é o foco do hotel. Conta com recepção 24 horas, ar-condicionado, minibar, assistência para passeios e excursões e armazenamento de bagagens. Oferece ainda café da manhã grátis, assim como Wi-Fi e estacionamento.

Já visitou Aparecida do Norte ou tem vontade de fazer um passeio para essa cidade que é símbolo da fé no Brasil? Compartilha com a gente!

Hoteis.com

2 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com