BlogHoteis.com

Zacatecas, uma cidade incrível no México

Zacatecas, a leal cidade mexicana

As atrações turísticas e os inúmeros hotéis fazem dessa cidade um destino inesquecível. Venha conferir!

À tarde, o céu de Zacateca se ilumina com cores vivas logo antes do pôr do sol, dando lugar às luzes artificiais que realçam cada detalhe dos seus tesouros arquitetônicos e criam um contraste perfeito com o azul da noite.

O estado de Zacatecas é homônimo da capital e um dos maiores do país, fazendo fronteira com diversas regiões, como Coahuila, Nuevo León, San Luis Potosí, Guanajuato, Jalisco, Aguascalientes, Nayarit e Durango. Tem uma localização central, mas não faz parte da zona do Bajío.

Centro cultural, Zacatecas, México

Apesar da ampla extensão, é um dos estados mexicanos menos povoados, e a capital se distingue pela tranquilidade. Ele se destaca por ser a principal área de mineração do México e conta com grandes atrações que você não pode perder quando estiver na capital. De lá, você poderá notar a beleza do Cerro de la Bufa, que chama a atenção a qualquer hora do dia.

A capital fica a 611 km da Cidade do México. É possível chegar em menos de 8 horas por via terrestre pela México 57 N e San Luis Potosí, seguindo pela Zacatecas México 49.

Zacatecas
Centro cultural, Zacatecas

O estado de Zacatecas também abriga diversas cidades consideradas “Pueblos Mágicos” (cidades mágicas), como Jerez, Sombrerete e Teúl de González Ortega. No entanto, a capital tem muitos tesouros que a tornam mágica sem precisar de uma designação oficial. Descubra todos eles aqui!

Leal cidade mineira: o passado de Zacatecas

Dentro do território do estado de Zacatecas, há um antigo e importante sítio arqueológico que define parte do que a região é hoje em dia: La Quemada. É um retrato da importância que a família e a sociedade tinham para os antepassados dos primeiros habitantes.

Atualmente, é um ponto de encontro para os turistas que chegam com suas famílias para visitar a cidade e para os estrangeiros animados para conhecer a cultura mexicana.

Zacatecas
sítio arqueológico: La Quemada

A descoberta das minas de prata em 1546 marcou o início de um dos estados que melhor representou a tradição mexicana até 20 de janeiro de 1548. A área em torno do Cerro de La Bufa foi nomeada “As minas de Zacatecas”. A capital foi oficialmente fundada em 23 de dezembro de 1588 e, desde então, ostenta o título de “muito nobre e leal cidade de Nossa Senhora de Zacatecas”.

Zacatecas
Cerro de La Bufa

O que fazer em Zacatecas

Com tantas opções a oferecer para moradores e visitantes, essa cidade é uma jóia da época colonial. Muitas das atrações turísticas são consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

São tantas opções do que fazer que você terá que planejar uma segunda viagem para conseguir explorar toda a área.
A Catedral de Zacatecas é, junto com o Cerro de La Bufa, um dos símbolos mais notáveis da região e um excelente exemplo do período barroco mexicano.

Zacatecas
Catedral de Zacatecas

Foi construída em meados do século XVIII em homenagem à Virgem da Assunção, e os detalhes que adornam seu interior fazem dela uma atração imperdível.

Os cerros del Grillo e de La Bufa se conectam por um famoso teleférico, quase suspenso no ar, que recebe os turistas curiosos que desejam ver a cidade de cima.

Também localizada na capital, El Edén foi uma das minas mais prósperas após a conquista do território zacatecano. Hoje, é uma atração que pode ser explorada de trem. Sem dúvida, é uma opção perfeita para a família, pois atiçará a curiosidade das crianças e as deixará com vontade de saber como a prata era extraída.

Você pode visitar todos os dias da semana, mas fique de olho no relógio, porque o horário de funcionamento é das 10h às 18h. Será um passeio muito interessante!

Zacatecas
El Éden

La Quemada é outra área que todos os visitantes devem conhecer durante os primeiros dias na cidade. Ela foi uma cidade arqueológica cuja história remonta ao ano 400 d.C. de acordo com seus vestígios. Lá, seus filhos poderão aprender ainda mais sobre a história do país e se divertir com as atividades ao ar livre.

Está localizada na rodovia Zacatecas-Villanueva km 34 e funciona das 9h às 17h.

Zacatecas
La Quemada

Para fechar com chave de ouro, os museus. O Museo Zacatecano exibe uma coleção dos artefatos transcendentais do povo huichol, que ainda reside em algumas regiões do estado, além de peças de ferro que datam dos séculos XVI e XVII. Ele abre todos os dias das 10h às 17h e fica no centro da capital, na Calle Dr. Ignacio Hierro.

Culinária zacatecana

Quando você chega a Zacatecas e prova a comida local, é inevitável se sentir em um outro mundo. Tudo o que encontrará aqui é muito diferente daquilo que você costuma provar na sua região ou até mesmo em outras cidades que já tenha visitado. Prepare-se para experimentar o melhor da cozinha zacatecana!

Conhecido como o prato típico mais tradicional da capital, o asado de boda é um guisado feito à base de porco frito com molho de pimenta-poblano, temperado com pimenta-pasilla, pimenta-guajillo, laranja, açúcar mascavo e banha. Você não pode deixar de prová-lo.

Zacatecas
Asado de boda

As famosas enchiladas mexicanas, por sua vez, foram reinventadas em Zacatecas, recebendo um toque único que deixará você com água na boca e querendo mais a cada mordida que der. A carne de porco é o ingrediente principal que fará você pedir mais uma porção. O sabor especial se deve ao molho de pimenta-poblano e a ingredientes como cebola, alface e queijo. Você não terá mais vontade de deixar a mesa depois de pedir esse prato!

Zacatecas
Enchiladas Mexicanas

Outra recomendação perfeita para se sentir parte do povo zacatecano é o taco envenenado, que deixará você “envenenado” a ponto de pedir mais e mais. Quem gosta de tacos não pode deixar de provar. Você pode saboreá-los duros ou macios, a escolha é sua, o que importa é que estará experimentando uma versão única dos populares tacos!

Entre os restaurantes onde essa variedade de pratos pode ser encontrada (bem como outras iguarias tradicionais da cidade), está o Rincón Típico, localizado na esquina da Rayón e a Quijano. Esse restaurante tem decoração mexicana típica e recebe os clientes das 8h às 22h30.

Além disso, está entre os favoritos dos estrangeiros, pois permite que eles apreciem os detalhes da cultura do México e ostenta excelentes avaliações on-line.

Zacatecas

A birria zacatecana é mais um prato que precisa provar! Preparada com carne de borrego de modo inovador (você nem imaginava que comeria borrego em um bufê zacatecano, não é mesmo?). As tostadas de jerez são preparadas com ingredientes 100% frescos e esse Zacatecas é o único lugar onde você poderá degustar o espinazo zacatecano. Aproveite ao máximo a sua visita, seu paladar vai agradecer!

Zacatecas
Tostadas de jerez

O La Leyenda, que em português significa a lenda, faz jus ao nome e também é muito procurado pelos turistas. Ele fica no coração do distrito central da capital. O restaurante funciona das 8h às 23h.

Qual prato tradicional você está com mais vontade de comer quando for visitar a cidade?!

Hotéis em Zacatecas

Uma recomendação importante para você tirar o maior proveito da sua viagem é ficar em um hotel próximo ao centro ou perto das principais atrações da cidade, assim você poderá vivenciá-la ao máximo.

A maioria dos viajantes procura apenas um lugar para passar a noite e deixar seus pertences, mas também há aqueles que querem recarregar as energias em um bar privativo, no terraço para observar a vida noturna da cidade ou com um jantar inigualável. Se você for um turista desse último tipo, o Baruk Teleférico Hotel y Mina, em Paseo Díaz Ordaz, é a opção perfeita. Ele fica no centro histórico e tem comodidades superiores que darão um toque extra à viagem.

Zacatecas
Hotel Baruk Teleferico y Mina

Também há o Mesón de la Merced Hotel, um hotel modesto que oferece opções excelentes para seus passeios, pois está localizado em uma das melhores áreas do centro histórico. Qual comodidade pode ser melhor do que a proximidade com todas as atrações da capital? Você também se sentirá como se estivesse saindo da própria casa, já que os detalhes arquitetônicos foram projetados para incluir os viajantes na vida cotidiana da cidade.

Zacatecas
Hotel Mesón de la Merced

Todos os hotéis oferecem opções incríveis de pagamento parcelado em até 12 meses sem juros se reservados agora. Não perca tempo! Visite Zacatecas o quanto antes!

Não deixe de seguir estas dicas para aproveitar Zacatecas

Na sua primeira visita, é quase obrigatório caminhar ao longo da Avenida Hidalgo para conhecer o principal do centro histórico de Zacatecas. Nessa única rua, é possível apreciar a história religiosa e arquitetônica da cidade. Isso é recomendado para você não se perder quando for procurar uma loja ou um restaurante.

Seguindo o bom senso, procure não sair desacompanhado à noite. Se o seu hotel ficar longe do centro histórico, você tem duas opções: pegar um táxi em pontos autorizados pela secretaria de transporte ou alugar um carro.

Gostou das nossas dicas sobre a cidade? Seus comentários são muito bem vindos! Você também pode nos escrever se tiver alguma dúvida sobre sua primeira visita à cidade.

Reserve já o seu hotel em até 12x sem juros na Hoteis.com!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com